EQST

O Que So Tecidos Periapicais?

O que são tecidos periapicais?

A Association Americana de Endodontia conceitua o periápice (Periodontium apical) como um complexo de tecidos que circunda a porção apical da raiz de um dente: cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

O que significa o Cid k081?

CID 10 K08. 1 Perda de dentes devida a acidente, extração ou a doenças periodontais localizadas – Doenças CID-10.

O que significa o CID K04?

CID10 - K04 - Doenças da Polpa e Dos Tecidos Periapicais.

O que é doença da polpa e dos tecidos periapicais?

Refere-se a uma massa de tecido de granulação cronicamente inflamado no ápice de um dente desvitalizado, que pode ter origem de um abscesso periapical, ou desenvolver-se como uma alteração periapical inicial; ainda essas lesões podem dar origem aos cistos periapicais ou sofrerem exacerbações agudas com a formação de ...

O que são lesões periapicais?

Olá! Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .

O que é lesão periapical no dente?

A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.

O que é uma lesão Endoperiodontal?

A lesão de endopério é caracterizada pela associação da doença pulpar e periodontal em um mesmo dente, resultado da inflamação ou degeneração de ambos os tecidos. O diagnóstico diferencial dessas lesões pode ser difícil e confuso devido à possibilidade de uma lesão simular as características da outra.

Como tratar lesão na raiz do dente?

Através da Apicetomia É uma cirurgia que tem por finalidade a remoção da lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente). Existem dois tipos básicos de cirurgia: uma que apenas remove a lesão através de curetagem e outra que, além disso, remove o ápice da raiz.

O que é Apicectomia no dente?

A apicectomia, também referida como cirurgia periapical, é um procedimento cirúrgico que se efetua ao nível do ápice da raiz dos dentes (término ou ponta das raízes), tendo como objetivo remover lesões intraósseas de origem infeciosa que se formam junto dessa zona, e que vão destruindo o osso maxilar ou mandibular.

Como é feita a extração da raiz do dente?

Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá. Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário.

O que fazer para matar a raiz do dente?

O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração.

Como se faz uma Apicectomia?

Como o procedimento é realizado? Normalmente o processo é rápido, como Alexandre explica: “o dentista acessa a ponta da raiz levantando uma pequena área da gengiva, visualizando a região infeccionada, e removendo todo o tecido necessário com brocas ou ultrassom”. Após isso, obtura-se a ponta da raiz que sobrou.

Quando fazer uma Apicectomia?

De acordo com o que endodontistas especializados como Schilder, Ingle, Weine e outros, a apicectomia deve estar reservada para os casos em que a formação, limpeza e selamento de canais radiculares são impossíveis desde o início ou quando as tentativas de retratamento não cirúrgico falharam.

O que é uma cirurgia Parendodôntica?

Introdução: A cirurgia parendodôntica é um dos recursos utilizados toda vez que não se consegue a remoção do agente etiológico via endodonto, na tentativa de manter o elemento dentário em função, além de remover o tecido inflamado periapical e ter melhor acesso a limpeza, modelagem e selamento da porção apical do canal ...

São indicações das cirurgias Parendodônticas?

Indicações: Canais radiculares radiograficamente bem obturados com lesões que não respondem ao tratamento convencional e persistem após o retratamento. Extravasamentos de cimento, cones de guta percha, instrumentos fraturados – ausência de reparo e presença de dor.

O que é obturação retrógrada?

A obturação retrógrada consiste na realização de uma cavidade na porção apical da raiz e no preenchimento da mesma com material adequado tencionando a criação de um selamento que isole o canal radicular dos tecidos perirradiculares 13.

Qual o material para obturações retrógradas que parece ter melhores resultados?

amálgama de prata