Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto. ... Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.
Assim como os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem moléculas, as moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Sendo assim, podemos dizer que duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: as forças intermoleculares as forças intramoleculares.
As forças intermoleculares são responsáveis por várias propriedades físicas e químicas das moléculas, como, por exemplo, a temperatura de fusão. ... Quais as principais forças intermoleculares presentes nessas espécies? Por serem todas moléculas apolares, a força presente é a Dipolo Induzido, ou Van Der Walls b.
Entre estas forças, as que têm intensidades mais elevadas são as Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).
A ligação de hidrogênio é um exemplo extremo da ligação dipolo permanente-dipolo permanente. Pois o hidrogênio de uma molécula constitui um polo positivo, que se liga a um desses átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio de outra molécula, que constituem o polo negativo delas.
Explicação: Pontes de hidrogênio acontecem somente quando o H se liga a elementos eletronegativos, como Flúor, Nitrogênio e Oxigênio, estabelecendo compostos polares.
O átomo de oxigênio atrai os elétrons da ligação, para si, muito mais fortemente que os átomos de hidrogênio. ... Esta é a chamada ponte de hidrogênio. A alta polaridade da molécula de água e sua capacidade em formar fortes pontes de hidrogênio, influem diretamente na capacidade desta em dissolver outras substancias.