Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
Insetos Fitófagos ou herbívoros são aqueles que se alimentam de tecido vegetal vivo - Canal CECIERJ.
O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO como sendo: "qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais".
O percevejo de cama também é hematófago e não transmite qualquer tipo de doença, a não ser provocar alergias na pele do hospedeiro. Os hemípteros fitófagos e predadores são denominados percevejos. Os percevejos predadores, caso haja escassez de presas, podem se alimentar de plantas. Existem ainda hemípteros aquáticos.
Em vez disso, eles se escondem em rachaduras ou fendas de colchões e almofadas, estrados, dobras das cortinas, carpetes, rodapés ou atrás de papéis de parede ou pinturas descascadas. Nesses esconderijos, as fêmeas costumam depositar seus ovos, que eclodem após 4 a 10 dias.
Prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
Sintomas. Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas.
As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida.
A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor. Costuma sentir um coceira após um tempo por causa da irritação no local.
Entre os principais sintomas estão:
Entretanto, há registro de seis espécies de triatomíneos (barbeiros), uma grande variedade de reservatórios silvestres do T.