A expressão “alimentos sólidos” tem por finalidade definir todo o tipo de mantimento que, para ser ingerido, tem de ser primeiramente trincado, mordido e/ou mastigado, como o pão, a carne, a fruta, entre outros.
O copo-de-leite tem o nome científico de Zantedeschia aethiopica e significa paz e tranquilidade. Sua presença também traz felicidade e prosperidade. Além disso, é uma flor muito utilizada na ornamentação de casamentos e buquês de noivas, pois representa a pureza e a santidade na união matrimonial.
Se a sua casa fica acima desse valor máximo, você pode usar adubo para esfriar o vaso. Espalhe uma camada fina de adubo (feito com lascas de madeira, serragem, palha ou seixos) em cima do solo. Não coloque os copos-de-leite perto de sistemas de ar condicionado ou aquecimento.
As grandes folhas coriáceas e cordiformes do copo-de-leite não deixam esta planta herbácea perder o viço paisagístico mesmo sem flores. Verdes-escuras e com tamanho que podem chegar a 45 centímetros, as folhas formam um maciço compacto. A flor é monopodial e nasce sobre uma haste que alcança até um metro.
Se o plantio for em vaso ele pode ficar à meia sombra ou proteger o canteiro com alguma cobertura durante o verão. A rega deve ser regular, mas apenas o suficiente para manter a terra úmida, e evitar molhar as folhas e as flores. A época de floração ocorre entre os meses de janeiro a agosto.
A dica para quem for cultivar a calla-colorida é procurar um local que receba sol pela manhã e a tarde colocar uma proteção para evitar que as flores tenham incidência direta dos raios do astro-rei. Nas estações do ano em que o sol está mais forte, como a primavera e o verão, é interessante providenciar uma sombra.
Rega: Gosta de bastante umidade. Regue constantemente, todos os dias nos meses quentes e de duas a três vezes por semana em épocas frias. Substrato: O substrato deve ser, de preferência argiloso, e com muita matéria orgânica.
Copo de leite como cuidar passo a passo
Modo de Cultivo Fazer uma mistura com areia, adubo animal de curral bem curtido cerca de 300 gramas por muda ou adubo de aves metade da dose, com composto orgânico de folhas ou turfa. Plantar o bulbo não enterrando demasiado, deixando a ponta de fora da terra. Assim que iniciar o calor notará que começa a brotar.
Plantio – ao plantar o antúrio no solo, faça um canteiro que deixa flor pelo menos 20 centímetros acima do solo; já em vasos e floreiras, coloque o substrato rico em matéria orgânica cuidadosamente em volta do rizoma sem apertar. Adquira mudas com pelo menos 10 centímetros.
Se for cultivá-lo em vaso, prepare uma mistura de uma parte de terra, uma de areia e duas de composto orgânico, colocando uma boa camada de pedras no fundo para escoar o excesso de água das regas. Planta rústica que dá pouquíssimo trabalho, vai bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta sol o dia todo.
Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade! Por isso, a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.
Regue com pouca frequência, mas rege todo o solo, uma vez que a polegada superior do solo esteja seca. Fertilize a cada dois meses durante a estação de crescimento. Seus antúrios sobreviverão seguindo o simples conselho acima. Mas se você realmente quiser deixar seu antúrio maravilhoso.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Essa planta também pode ser cultivada em locais sombreados por árvores e arbustos nos jardins. Os antúrios são fáceis de cultivar e se adaptam muito bem a ambientes internos. Imagem: Plantei Garden Center. Solo: o ideal é um solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5.
Solo ideal para cuidar de Antúrios A terra porosa permitirá uma boa drenagem, além disso fornecer leveza o suficiente para que as raízes da planta não tenham dificuldades em adentrar nela.
Preparando o substrato A composição deve ser de 2/3 de adubo orgânico para terra. Deixe o solo um pouco úmido, mas nunca encharcado. As sementes podem fungar facilmente com substratos ou solos com excesso de água. Para testar, aperte o solo na mão.
Como plantar podocarpo O podocarpo prefere solos férteis, bem drenados, um pouco arenoso e levemente ácido. Por isso, sempre recomenda-se a aplicação de um pouco de calcário junto ao solo. Também é muito importante que o solo seja bem drenado, de modo que a água não fique acumulada junto a planta, encharcando a terra.