VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva; VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia; VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.
O valor globular, cuja abreviatura é VG, consiste num coeficiente quantitativo do pigmento vermelho do sangue (hemoglobina) contido nos glóbulos vermelhos (eritrócitos). O valor globular fornece uma indicação sobre o conteúdo de hemoglobina (Hb) de cada eritrócito (E).
O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias. Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído. Esse dado ajuda a diferenciar os vários tipos de anemia.
Valores de referência Os valores normais de eosinófilo no sangue são: Valor absoluto: 40 a 500 células/ µL de sangue - é a contagem total das eosinófilos no sangue; Valor relativo: 1 a 5% - é a porcentagem do eosinófilos em relação às outras células do leucograma.
O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
Um leucograma é a porção do hemograma, ou exame de sangue, que avalia somente as células da série branca do sangue. Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são contados e sua quantidade é comparada com valores de referência.