caracteriza-se como solos úmidos: aquele que tem sua estrutura argilosa podendo possuir areia mas principalmente a retenção de água na sua estrutura, visto que a argila tem sua característica sem vazios onde a água não passa com facilidade,ou seja, é um solo impermeável capaz de reter água.
A capacidade de retenção de água é obtida pela determinação da massa dos solos na capacidade de campo, subtraída da massa de água remanescente, obtida após a secagem livre (natural) do solo.
Como utilizamos 100 gramas de amostra inicialmente, o peso final da amostra corresponde à porcentagem da matéria seca do material. Caso não tenha utilizado 100 gramas de amostra, é possível calcular a porcentagem de MS da amostra dividindo o peso inicial da amostra pelo peso final multiplicado por 100.
= massa especifica da água na temperatura de ensaio. A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V).
O peso total dividido pelo volume é o peso específico natural. O peso específico também pode ser determinado a partir de corpos irregulares, obtendo-se o volume por meio do peso imerso em água.
Qual a diferença entre bomba d'água centrífuga e periférica A bomba d'água centrífuga proporciona alto volume de transferência de água, a uma baixa pressão. Já a bomba periférica, trabalha com baixo volume de água e alta pressão.
A bomba autoaspirante tem um compartimento que retém a água e, portanto, o esforço do equipamento para o bombeamento é menor que os demais tipos de bombas. ... A bomba autoaspirante é um tipo de bomba centrífuga que exerce uma menor pressão.
A motobomba auto escorvante usa a força centrífuga em seu funcionamento, porém sua partida é dada pelo processo de escorvamento. Escorvar bombas significa eliminar o ar existente no interior da bomba e da tubulação de sucção.
O que é e como funciona uma bomba autoescorvante? Escorvar água é um processo de substituição de ar na sucção da bomba. E o termo autoescorvante é porque a bomba faz esse processo uma única vez e após a escorva esse processo é feito automaticamente enquanto a bomba está em funcionamento.