As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
Preto: as fezes negras são um efeito colateral surpreendentemente comum e podem ser causadas desde uma noite de ingestão de alcaçuz preto e cerveja Guinness, ao regime de suplementos de ferro, à ingestão de grandes quantidades de subsalicilato de bismuto, também conhecido como Pepto-Bismol.
Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.
Para verificar a presença de sangue nas fezes, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas no intestino, como:
Não é exatamente o fato de ficar muito tempo sentado no vaso sanitário que leva ao aparecimento das hemorroidas, mas sim as características da pessoa. Normalmente quem permanece muito tempo sentado no vaso sanitário precisa fazer mais esforço para evacuar, favorecendo o aparecimento das hemorroidas.