No regime de metas para a inflação, a ação do banco central se baseia no controle de apenas um instrumento, a taxa de juros de curto-prazo. Portanto, não se pode atribuir à política monetária meta adicional para o câmbio ou o crescimento econômico.
A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. As medidas impactam diretamente na inflação e na taxa de juros do país, estimulando ou retraindo a economia dependendo do cenário que se apresenta.
A política monetária é um tipo de política econômica para o controle de dinheiro em circulação, para taxas de juros e do crédito de um país. Esta política é feita através de uma autoridade monetária. ... Por isso ela é diferencia por políticas expansionistas e contracionistas.
São mecanismos típicos da política monetária expansionista (i.e., pautada pela expansão dos meios de pagamento): Alternativas: O combate à inflação e ao desemprego. O crédito habitacional e a redução de impostos sobre bens de consumo. A emissão de moeda e a redução do encaixe compulsório.
Um exemplo de medida de política fiscal pura, anti-recessiva, tem como materialização a partir de um aumento dos gastos do governo e/ou redução da carga tributária a partir de pagamentos constantes.