A inércia uterina caracteriza-se pela ausência ou perda de contratilidade do útero na fase de expulsão do concepto, sendo causa importante de distocia (incapacidade de expulsar o feto) em cadelas e gatas.
Aplicar por via subcutânea se não houver contrações suficientes; após 20 minutos recomenda-se proceder uma nova aplicação em dosagem mais elevada ou então uma aplicação por via intravenosa na dosagem recomendada.
Iminência de febre puerperal – em cadelas e gatas. Prolacton Ocitocina deve ser administrado via intramuscular, epidural ou endovenosa. A administração endovenosa deve ser lenta, o efeito é imediato e dura cerca de 10 minutos. Na aplicação intramuscular ou subcutânea, o efeito se manifesta dentro de 6 a 10 minutos.
Embora o uso de ocitocina seja considerado seguro, alguns pesquisadores acreditam que altas e repetidas doses podem resultar em estímulo uterino acentuado e angústia fetal. ... Deve ser utilizado na dose de 0,2 ml/kg por via intravenosa (IV) ou 1,0 a 5,0 ml/SC em cadelas.
Parto da cadela passo a passo
Dieta: Geralmente uma suplementação especial não é necessária, mas a mãe precisará aproximadamente de duas vezes mais alimento do que o normal. É indicado ração de filhote a partir do final da gestação até o final da amamentação. Líquidos: Forneça água limpa e fresca a todo momento.
O alimento mais aconselhável para uma mãe que esteja a amamentar os seus cachorros é uma ração especial para cães em crescimento, visto que contém uma grande quantidade de proteínas, calorias e cálcio. Por outro lado, devemos certificar-nos de que todos os cachorros recebem a sua ração de leite materno.
As contrações são os últimos sintomas que a cadela vai parir e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que, durante esta fase, sua cadela tenha um pouco de dor.
Embora seja um dos sinais, o aumento da barriga da cadela não é o central para identificar a gravidez, já que varia muito de acordo com o porte e peso do animal. No entanto, considerando que a gravidez canina dura em média 64 dias, uma previsão para o aparecimento da barriga é por volta do final do primeiro mês.
Na terceira semana, o recém-nascido conseguirá arriscar seus primeiros passos. É um período de rápido desenvolvimento físico e sensorial para o filhote. Ele começa a brincar com seus irmãos e sua personalidade começa a ficar mais evidente.
Sintomas de prenhez em cadelas: quais são
O principal sinal perceptível de que houve a cruza é um odor particular, que pode ser sentido vindo da parte posterior da cadela. Esse odor costuma ser mais acentuado que outros odores relacionados ao período do cio.
A bolsa da cadela se rompe no segundo momento do parto, quando ela realmente terá os filhotes. Ela começará com as contrações, tentando expulsar os animaizinhos de seu corpo. Se passar mais de meia hora e não houver a quebra da bolsa ou o nascimento de um filhote, ligue para o veterinário.
A única maneira de ter uma ideia mais precisa da quantidade de filhotes é, após o cruzamento, levar a cadela ao veterinário. Por meio de exames como ultrassom e ecografia, ele poderá dizer o número de filhotes.
Uma maneira de saber se a cadela terminou de parir é fazer uma radiografia ou ultrassom antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando.
O nascimento de todos os filhotes pode levar desde poucas horas até 24 a 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos.
6)É verdade que quantas mais vezes cruzar uma fêmea maior será o numero de filhotes? Não, basicamente, o que determina o numero de filhotes em uma gestação é a fêmea( numero de óvulos presentes na ovulação).
A quantidade de filhotes varia de acordo com questões genéticas, como o tamanho da raça e outros fatores, mas elas tendem a ter de dois a 12 filhotes em uma única ninhada. A gestação dura por volta de 65 dias. Quando a fêmea está prenha, deve-se ficar atento à saúde da mamãe.
Na maioria das vezes, um acasalamento apenas é o suficiente para que a fêmea engravide, mas pode-se acasalar por duas ou três vezes, uma vez ao dia. Não é aconselhável cruzar a cadela nos dois primeiros cios, pois apesar de apta a engravidar, seu organismo ainda não atingiu a maturidade para que ela seja uma boa mãe.
Fernando diz que é praxe o seguinte acordo: até quatro nascidos, um pertence ao dono do macho. Já em uma ninhada de cinco ou mais filhotes, dois ficam com o pai.
As ninhadas variam entre 1 a 7 filhotes.
A gestação leva dois meses e, em média, a fêmea dá à luz seis filhotes em cada uma das duas parições anuais.
A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.