Na frase do filósofo Anaxágoras "o que aparece: rosto daquilo que não aparece" é basicamente uma reflexão que nos diz que nem tudo é visível aos olhos, ou seja, que não nos devemos nos deixar levar pela aparência.
Anaxágoras de Clazômenas foi um filósofo pré-socrático. A inscrição de seu pensamento está demarcada na Escola Pluralista, pois os filósofos que a compunham não tentaram encontrar a origem do Universo em apenas um, mas em vários elementos.
Significado de Pluralismo [Filosofia] Teoria que acredita ser o universo composto pela variedade de elementos que, embora diversos, mantêm uma continuidade e ligação entre si. ... [Filosofia] Doutrina filosófica que não admite, no mundo, senão seres múltiplos e individuais.
A escola pluralista é uma escola de filosofia composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito. O denominador comum nas posturas filosóficas, desses pensadores consiste em admitir que não há um princípio único que explique todo o universo.
Filósofos pluralistas são filósofos que não acreditam que exista um elemento único que explique todas as coisas do universo, como queriam, por exemplo, pensadores como Tales de Mileto e outros pré-socráticos que acreditavam que um elemento (a arché, que variava de acordo com cada um dos autores) explicaria tudo.
Todos esses pensadores formularam hipóteses parecidas para o surgimento do universo, sendo que o arché (princípio ou origem) seria algum elemento específico ou indeterminável. ... Filósofos pluralistas: defendiam que o universo foi originado pela composição de diversos princípios.
Resposta. O que distingue eles é o ponto de vista dele sobre a formação de todas as coisas, os monistas afirma que o universo tem origem em somente um elemento, já os pluralistas afirmam que são vários elementos que constituem o universo.
Filósofos monistas, acredita apenas em um único elemento. Filósofos pluralistas, acredita em vários elementos, aceitam várias ideias. Explicação: ... Pluralistas: Universo formado por vários elementos, sendo assim são filósofos que abordam vários assuntos.
A escola pluralista em filosofia, representada por Empédocles, Anaxágoras, Leucipo e Demócrito, consistia na concepção de que não havia um princípio único que pudesse explicar a natureza, os seres e o universo, entendendo que há uma pluralidade de elementos que, ao se misturarem, formavam a multiplicidade das coisas ...
Sociedade plural é aquela composta por vários setores de poder, inexistindo, portanto, um único órgão responsável por proferir as decisões administrativas e políticas. Ou seja, a corrente pluralista se opõe à tendência de unificação do poder, que é característica da formação do Estado moderno.
Demócrito e Leucipo foram dois filósofos pré-socráticos pluralistas da Escola de Abdera. Ambos são conhecidos por terem formulado a primeira teoria atomista.