Resposta. Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. ... Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina militar e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil.
Os militares que assumiram o poder em 1964 acreditavam que o regime democrático que vigorara no Brasil desde o fim da Segunda Guerra Mundial havia se mostrado incapaz de deter a "ameaça comunista".
- Quais fatos demonstram desde o início o interesse dos militares de buscar o poder? “Quando os militares vetam a posse de Goulart, a partir da renúncia de Jânio Quadros, e a rebelião de praças do Exército, Marinha e Aeronáutica.”
O Golpe Militar de 1964 foi a tomada do poder pelas Forças Armadas, com a deposição do presidente João Goulart. A fundamentação usada foi a possibilidade de Goulart transformar o Brasil num país comunista. Esse temor fez com que empresários e latifundiários apoiassem a ofensiva, assim como o capital estrangeiro.
Durante a ditadura, houve a construção de 61 grandes barragens hidrelétricas que aumentaram a capacidade instalada de 4.
Os cinco presidentes militares foram: Humberto Castello Branco (1964-67) Artur Costa e Silva (1967-69) Emílio Gastarrazu Médici (1969-74)