A e-caderina exerce importante papel na regulação da adesão intercelular em tecidos epiteliais. No câncer de mama parece existir uma significativa correlação entre a perda da expressão da e-caderina e outros indicadores de prognóstico ruim, como o tamanho tumoral e metástase axilar.
Introdução: Caderinas e integrinas são importantes para a manutenção da integridade tecidual e transdução de sinal durante o desenvolvimento da pele. A distribuição destas moléculas no desenvolvimento da pele humana foi investigada e associada com os marcadores de diferenciação, Citoqueratinas (CK) e involucrina (INV).
As junções celulares consistem de complexos multiproteícos, que proporcionam o contacto entre as células vizinhas, ou entre uma célula e a matriz extracelular. ... Elas também constroem a barreira paracelular do epitélio e controlam o transporte intracelular.
As interdigitações realizadas pelas membranas plasmáticas de duas células pareadas são especializações de comunicação celular que têm como propósito ampliar a superfície de contato entre as células que as realizam. Não é incomum que esta região de membranas interdigitadas seja local de ocorrência de alguma junção.
Integrinas são receptores heterodiméricos de superfície celular que conectam as células à matriz extracelular (MEC) e controlam diversos processos como a migração celular, a organização do citoesqueleto, a polaridade celular, a atividade de metaloproteases, a síntese de colágeno e a direção da migração.
Fisiologicamente, a fibronectina é responsável pela orientação da migração celular na embriogênese, participa na homeostase e também está envolvida em processos osteoartríticos, na produção de anomalias nos membros e em condições patológicas que afetam a mucosa oral humana.
IMUNOLOGIA Quimiocina, Integrinas e Selectinas - Atuam nas infecções, na migração do leucócito circulante para o tecido. --> Selectinas - Moléculas de adesão que medeiam a adesão dos leucócitos circulantes com as células endoteliais. ... --> Quimiocinas - Grande família de citocinas.
Fibronectina é uma proteína extracelular que ajuda células a ligar-se à matriz intersticial. A matriz extracelular contém várias proteínas não colágenas que, tipicamente, têm múltiplos domínios, cada um com sítios específicos de ligação a outras macromoléculas matriciais e a receptores na superfície celular.
Função. Devido à sua diversidade, a Matriz Extracelular pode exercer diversas funções como: suporte, separação de tecidos, regulação das comunicações e desempenho das células, assim como o crescimento e a cicatrização dos tecidos.
Os três componentes do tecido conjuntivo são células, substância fundamental e fibras. A substância fundamental e as fibras compõem a matriz extracelular (MEC). ... Sua função é produzir e manter a MEC do tecido conjuntivo. Além dos fibroblastos, vários outros tipos de células estão presentes.
Resposta. Tecido conjuntivo:As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras,e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir os órgãos do corpo.