Mas afinal, o que exatamente é verdade relativa? A verdade relativa nada mais é do que aquela verdade que é relativa a algo. Ou seja, algo só pode ser tomado como verdade em determinadas condições bem estabelecidas que possibilitam a existência daquilo que é verdade.
"Uma pessoa que diz que a verdade é relativa, está pedindo para você não acreditar nela." Apesar da verdade ser absoluta, nós a percebemos de forma relativa, pois cada um a interpreta a partir de sua perspectiva pessoal. Uma verdade relativa é um abôrto do intelecto, uma ideia pobre e pouco pensada.
Resposta: Quando alguém diz que a verdade é relativa, o que geralmente se quer dizer é que não há verdade absoluta. Algumas coisas podem parecer verdadeiras para você, mas não são verdadeiras para mim. Se você acredita, é verdade para você.
"Verdade absoluta" é definida como realidade inflexível: fatos fixos, invariáveis e inalteráveis. Por exemplo, é um fato fixo, invariável e inalterável que não existe, em nenhuma hipótese, nenhum círculo quadrado ou nenhum quadrado redondo.
O conceito de verdade vem desafiando a humanidade há muitos séculos. Filósofos da antiga Grécia discutiam se ela era absoluta ou relativa – no primeiro caso, seria real; no segundo, ilusória. ... Nesse caso, a verdade absoluta é sempre uma questão de fé – e fé, diga-se, não se discute.