A contenção física é um procedimento limite utilizado unicamente para a segurança do paciente, da equipe e dos outros pacientes. Considerado um evento sentinela será monitorado na unidade pelo preenchimento do Formulário de Contenção Física.
Emergência Psiquiátrica: Contenção Mecânica
A imobilização dos membros superiores não deve impedir o acesso venoso, sendo necessário, às vezes, para a administração de fluídos ou medicamentos que podem ser usados mesmo após a contenção física. Após a contenção, o paciente deve ser revistado em busca de armas ou drogas.
A contenção mais simples é a da cabeça, que pode ser feita até mesmo com as mãos ou com a utilização de cabrestos ou cordas. Outro ponto importante sobre as formas de conter esses animais é a utilização de cercas ou esteios.
2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.
NUNCA APLICAR A CONTENÇÃO MECÂNICA POR CONVENIÊNCIA, PUNIÇÃO, DISCIPLINA E COERÇÃO. PROPORCIONAR AO CLIENTE UM AMBIENTE PRIVATIVO. MANTER A CABECEIRA DA CAMA ELEVADA A 30 – 45°. COLOCAR O CLIENTE COM A CONTENÇÃO MECÂNICA O MAIS PRÓXIMO DO CAMPO DE VISÃO DA ENFERMAGEM.
2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.
É importante não se dar as costas a um paciente agitado. Os movimentos devem ser suaves e é importante evitar atitudes tais como elevar a voz ou cruzar os braços. Deve-se manter uma distância relativa do paciente tanto para evitar ataques, como para que este não se sinta ameaçado.
A agitação psicomotora é caracterizada por um estado de excitação mental e atividade motora aumentadas. Consiste na emergência mais comum em psiquiatria, presente em uma ampla faixa de transtornos mentais. Os episódios de agitação são freqüentemente erráticos e, muitas vezes, precedem um comportamento violento.
Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não-julgamento é fundamental para facilitar a comunicação. Ouça com cordialidade. Trate com respeito. Empatia com as emoções.
Aspecto – Roupas largas e escuras: quadro pode estar presente em pacientes com anorexia nervosa, tentativa de esconder o corpo que consideram sobrepeso; – Roupas descuidadas e sem higiene: quadro pode estar presente em quadros de depressão e demência (Alzheimer); – Roupas bizarras: pode estar presente em pacientes com ...
Uma atividade que faz parte das funções do enfermeiro não somente no campo da saúde mental, e que encontramos nos CAPSs, é a supervisão e o treinamento do pessoal da enfermagem. Historicamente, faz parte das funções do enfermeiro coordenar e organizar o trabalho da equipe de enfermagem.
Como ser um técnico de enfermagem Além da parte teórica que engloba disciplinas nas áreas de ciências biológicas, biomédicas e da saúde, o estudante tem treinamento prático e deve cumprir estágio supervisionado em instituições de saúde.
1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental. 3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: Psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
Experiência mínima de 06 meses devidamente comprovada na função de Enfermeiro em Saúde Mental. Ensino Superior Completo/Formação em Farmácia e Registro no Conselho de Classe Ativo. Pós Graduação em Saúde Publica ou áreas afins. Experiência mínima de 06 meses devidamente comprovada na função de Farmacêutico.