Ontogenia ou ontogênese refere-se ao processo biológico de desenvolvimento dos indivíduos, desde a fecundação do óvulo até a maturidade. A ontogenia compreende o estudo do desenvolvimento de um organismo e das suas transformações em cada etapa.
Ontogenia ou ontogênese descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo, desde o ovo fertilizado, até a sua forma adulta. É estudada na Biologia do Desenvolvimento. ... A ontogênese define a formação e desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação do óvulo até à morte do indivíduo.
A filogénese (evolução da espécie) inclui múltiplos processos de ontogénese (evolução do indivíduo). ... Ontogénese • Ontogénese: "traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-- embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à forma adulta".
CONTEXTO: A teoria da retrogênese refere-se às mudanças nas habilidades psicomotoras que ocorrem de forma inversa à aquisição do desenvolvimento motor normal. Tais mudanças ocorrem ao longo do processo de envelhecimento e também são ilustradas por mudanças degenerativas ocorridas na doença de Alzheimer (DA).
Na filogenia, grupo de espécies com um ancestral em comum exclusivo e grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum, chama-se monofilético. Espécies que são descendentes de ancestrais distintos fazem parte de um grupo polifilético.
A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo rotineiramente utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares. A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia.
Mas afinal: o que é uma Filogenia? ◦ Filogenia é uma hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. ◦ Filogenias são representadas através de árvores filogenéticas. Podemos dizer que árvore filogenética seria algo como uma “árvore genealógica” das espécies de seres vivos.
Árvores filogenéticas representam padrões e relações de ancestralidade. Elas ilustram a relação evolutiva entre as espécies. As árvores filogenéticas consideram a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum, e tornam-se essenciais no estudo da evolução.
Significado de Filogênese substantivo feminino Evolução das espécies segundo a doutrina do transformismo; estudo científico dessa evolução.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
O Reino Animalia é definido segundo características comuns a todos os animais: organismos eucariontes, multicelulares, heterotróficos, que obtêm seu alimento por ingestão de nutrientes do meio. ... Assim, a reprodução sexuada sempre está presente nos ciclos de vida dos animais.
A característica mais marcante dos vírus é a ausência de células. Por isso, eles também não possuem organelas importantes, por exemplo os ribossomos, que produzem proteínas; nem mesmo enzimas, as quais são necessárias para a realização de diversas reações.
Qual das opções abaixo apresenta apenas características gerais dos vírus? São pluricelulares, heterótrofos e procariontes. São unicelulares, autótrofos e eucariontes. São pluricelulares, autótrofos e procariontes.
Os vírus podem ser classificados de acordo com a célula hospedeira que eles infectam: vírus animais, vírus de plantas, vírus de fungos e bacteriófagos (vírus que infectam a bactéria, que incluem os vírus mais complexos).
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes.