O que representa fontes orais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Debates, congressos, instituições escolares, programas oficiais recomendam o trabalho com documentos/fontes e, dentre eles, encontra-se a fonte oral. Uma primeira questão a ser levada em consideração quando se trabalha com a fonte oral é a que se refere ao domínio, pelos alunos, da dimensão temporal.
Quais são as fontes orais?
Alguns exemplos de fontes orais são: Lendas. Mitos. Relatos.
Como são produzidas as fontes orais?
Caracterizam-se por serem produzidas a partir de um estímulo, pois o pesquisador procura o entrevistado e lhe faz perguntas, geralmente depois de consumado o fato ou a conjuntura que se quer investigar.
Quais quais as fontes históricas?
No sentido que indicamos no parágrafo anterior, são fontes históricas tanto os já tradicionais documentos textuais (crônicas, memórias, registros cartoriais, processos criminais, cartas legislativas, jornais, obras de literatura, correspondências públicas e privadas e tantos mais) como também quaisquer outros registros ...
O que são orais?
A história oral é o trabalho de pesquisa que faz uso de fontes orais, coletadas por meio de entrevista oral gravada, em diferentes modalidades. ... O uso da história oral pode ser compreendido como uma metodologia, uma técnica, e uma disciplina.
Qual a preocupação de preservar as fontes orais?
(...) a história oral pode dar grande contribuição para o resgate da memória nacional, mostrando-se um método bastante promissor para a realização de pesquisa em diferentes áreas. É preciso preservar a memória física e espacial, como também descobrir e valorizar a memória do homem.
Qual é o papel das fontes orais?
as fontes orais revelam as intenções dos feitos, suas crenças, mentalidades, imaginário e pensamentos referentes às experiências vividas.
Como usar as fontes orais na pesquisa histórica?
[...] a história oral apenas pode ser empregada em pesquisas sobre temas contemporâneos, ocorridos em um passado não muito remoto, isto é, que a memória dos seres humanos alcance, para que se possa entrevistar pessoas que dele participaram, seja como atores, seja como testemunhas.
O que são fontes históricas Cite 3 exemplos?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
O que caracteriza a memória oral?
A memória mais diretamente ligada à oralidade, a memória oral, tem algumas especificidades diante da memória tomada em sentido amplo. A oral pode ser interpretada como aquela “história viva”, colorida, recheada de sentido grupal – um “quadro social da memória” do qual falava Halbwachs.
Quem produz as fontes que o historiador pesquisa?
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. ... Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal.
Qual a importância de preservar as fontes históricas?
A preocupação com a preservação dos arquivos cresce consideravelmente em virtude da necessidade de salvaguardar a memória, instrumento primordial para o historiador. Os arquivos são espaços para busca de fontes e construção da narrativa historiográfica contribuindo também para vários campos científicos.
Qual a importância das fontes orais para se escrever a história?
(...) a história oral pode dar grande contribuição para o resgate da memória nacional, mostrando-se um método bastante promissor para a realização de pesquisa em diferentes áreas. É preciso preservar a memória física e espacial, como também descobrir e valorizar a memória do homem.
Quais são os tipos de fontes escritas?
Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.