adjetivo [Pejorativo] Que tem comportamentos tidos como femininos; efeminado. Que é homossexual; gay. Repleto de covardia e medo; covarde.
38.
15 Km
Itaipuaçu é um distrito do município de Maricá, na Região Metropolitana, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. ... “Itaipuaçu” é um termo tupi que significa “grande pedra na qual a água faz barulho”, através da junção de itá (pedra), 'y (água), pu (barulho) e gûasu (grande)1 .
Atualmente, Maricá é dividida em quatro distritos: sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
Setor Costeiro: Zona costeira adjacente. bacia hidrográfica do Sistema Lagunar de Maricá. A Baía de Guanabara possui uma superfície de aproximadamente 381 km2, comportando um volume de água de 3 bilhões de metros cúbicos, circundado por um perímetro de 131 km.
Resposta: ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá. O município possui um aeroporto, não operando aviação comercial, conhecido como Aeroporto de Maricá, localizado no centro urbano.
As maiores bacias da RH Atlântico Sudeste abrangem mais de um estado - bacia do Ribeira do Iguape (SP e PR), bacia do rio Doce (MG e ES) e bacia do rio Paraíba do Sul (SP, MG e RJ), que é a maior bacia e principal manancial de abastecimento de água e energia do estado do Rio de Janeiro.
As Regiões Hidrográficas compreendidas na Bacia do rio Paraíba do Sul (RH III - Médio Paraíba, RH IV - Piabanha, RH VII - Rio Dois Rios e RH IX - Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana) adotaram como seus planos os cadernos de ações elaborados durante a revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Paraíba do Sul.
As bacias hidrográficas do Rio Macaé, do Rio das Ostras e da Lagoa Imboassica, compõem a Região Hidrográfica VIII do Estado do Rio de Janeiro, determinada pela Resolução Nº 107/2013 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ), e se localizam na faixa costeira central-norte do Estado.
As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.
A maior parte dos rios fluminenses desemboca no Oceano Atlântico, sendo os mais importantes: Paraíba do Sul, Muriaé, Pomba, Macabu e Itabapoana. Além dos rios, o estado possui várias lagoas, sendo a maior a Lagoa Feia, e a mais conhecida, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital.
As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d'água, abastecendo-o. ... As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores.
Desníveis dos terrenos orientam os cursos d'água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas. Ao longo do tempo, a passagem água da chuva vinda das áreas altas desgasta e esculpe o relevo no seu caminho, formando vales e planícies.
A Bacia Hidrográfica, também chamada de Bacia de Drenagem, é uma região caracterizada pela captação de água da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios, seus afluentes e subafluentes.
bacia amazônica
Amazonas é um rio