Com a pressão arterial é a mesma coisa. Ela é a força exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, originada dos batimentos cardíacos. “Nosso organismo é assim, tem uma tolerância. O valor é considerado ideal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8.
Não, o sal não tem efeito imediato na pressão baixa e o melhor é tomar água. O alimento precisa de muito tempo – horas e até dias – para provocar qualquer efeito na pressão. Colocar uma pitada de sal sob a língua não vai fazer mal, muito menos fazer a pessoa recuperar os sentidos.
Na maioria dos adultos saudáveis, a pressão baixa não causa problemas ou sintomas. Em alguns casos, ela pode até ser normal. Por exemplo, as pessoas que se exercitam regularmente podem ter uma pressão arterial mais baixa do que pessoas que são sedentárias.
Contudo, embora pareça ser algo positivo para as pessoas com hipertensão arterial, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente, quem tem doenças cardíacas associadas. “A grande preocupação são as quedas bruscas de pressão arterial no hipertenso.