O patrimônio cultural é todo objeto material (como prédios e monumentos) e imaterial (como festas religiosas e tradições culinárias) que faz parte da cultura de um povo.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.
O registro de um patrimônio imaterial como o samba-de-roda exige o mapeamento de um percurso que se inicia com os africanos que foram escravizados e trazidos para trabalhar nos engenhos e lavouras de cana-de-açúcar do Recôncavo, região do estado da Bahia que reúne atualmente 33 municípios.
Samba de Roda do Recôncavo Baiano mantém vivo patrimônio da humanidade. A dança, a música e a poesia contam a história do Brasil colonial. As primeiras manifestações do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, no estado da Bahia, são datadas do século dezessete e surgem na região pelas vozes de africanos escravizados.
Resposta. A origem do samba carioca tem raízes no Samba de Roda da Bahia, mas sofrem também a influencia dos gêneros musicais cariocas já existentes, especialmente o Lundu, o Maxixe e o choro. Portanto, o samba enquanto dança e rito religioso é genuinamente baiano, mas enquanto gênero musical é profanamente carioca.
O samba da Bahia segue o mesmo padrão do samba de roda, que nasceu por volta de 1860 na região do Recôncavo Baiano, no interior do Estado. É um pouco diferente do 'irmão mais novo', o samba carioca, que foi popularizado no Rio de Janeiro com as escolas de samba e com o samba-exaltação.
Resposta. I – No samba de roda, assim como no samba carioca é circunstancial a posição de roda. II – No samba de roda a coreografia é realizada coletivamente, por todos os participantes juntos. III - O tipo de canto adere melhor ao modelo "responsorial" de canto coletivo.
Manifestação que acontece em festas e durante cultos religiosos do candomblé e umbanda, o samba de roda recebe esse nome, pois seus participantes se organizam em círculo para cantar, tocar, dançar e bater palmas.
Além de características bem particulares, diferente de outros ritmos genuinamente brasileiros, o samba possui, dentre suas principais marcas, letras com romantismo exacerbado e melódico. O estilo reúne os artistas mais consagrados do país, reconhecidos desde o período da criação até a contemporaneidade.
O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Além das tradições trazidas ao Brasil pelos escravos africanos, a história do samba de roda inclui também algumas características musicais de origem portuguesa.
Abdias do Nascimento foi artista plástico, escritor, poeta, dramaturgo e ativista do movimento negro brasileiro. Nasceu na cidade de Franca-SP em março de 1914, onde morou até completar 15 anos de idade. Em 1929, mudou-se para a cidade de São Paulo a fim de se alistar no Exército.
Resposta. Resposta: 1- samba canção,por que o meu ouve.
Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo e de acompanhamento – cuja inspiração é o choro – como o violão e o cavaquinho.
Pagode (estilo musical)
Principais tipos de samba
As variantes do samba de roda são: o samba chula, o samba corrido e a umbigada. Pesquisadores apontam que o samba carioca foi inspirado no samba de roda da Bahia.
Considera-se que a fusão da valsa, polca, maxixe, jongo e lundu fez nascer um gênero totalmente singular. Há grande influência europeia na formação do samba, principalmente na parte harmônica, porém, sua célula rítmica é, sem dúvida, de origem africana.