O que é pino odontológico? É um dispositivo protético rígido, fixado internamente aos canais dentários existentes nas raízes, para suporte e reforço estrutural de coroas dentárias fraturadas ou extensamente cariadas.
O pino tem a função de melhorar a retenção da coroa que restaurará o dente. Ele não serve para aumentar a resistência do dente. A resistência é totalmente relativa à quantidade de estrutura dentária remanescente.
O corte apical do pino não é recomendado pelo fabricante. Após o tratamento endodôntico é feita a remoção do ma- terial obturador. No mínimo a mesma medida coronária e no máximo 2/3 do conduto radicular. Após a remoção, o preparo é feito com brocas do mesmo diâmetro dos pinos com o objetivo de máxima adaptação.
A principal função tanto os pinos intra-radiculares como dos núcleos metálicos fundidos refere-se à retenção do material restaurador coronário. Ressalta-se ainda, que os pinos são a opção de escolha quando há ainda algum remanescente coronário, servindo então como retentos para o núcleo de preenchimento (ex: resina).
Os retentores intra-radiculares pré-fabricados podem ser classificados em metálicos (de aço inoxi- dável, titânio comercialmente puro, liga de titânio- alumínio-vanádio) e não metálicos (fibra de carbono, cerâmico e fibra de vidro).
Os retentores intra-radiculares têm a função de manter a restauração definitiva em posição e de proteger o remanescente dental, proporcionado longevidade a estrutura dentária.