Pelve extrarrenal: protrusão da pelve renal para fora do seio renal ( variação da normalidade).
A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
Pelve renal (ou bacinete) é a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil. É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais. Cada papila renal é cercada por um ramo da pelve renal chamada cálice. A principal função da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.
Define-se como cálculo renal quando o mesmo está localizado na pelve renal ou em um grupo calicial. Quando o cálculo está presente na pelve renal e também em dois ou mais grupos caliciais é chamado de cálculo coraliforme.
O que é Cálculo renal? O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário.
A partir dos 5 mm, quanto maior for a pedra, menor é a chance dela ser eliminada espontaneamente. 60% dos cálculos renais entre 5 e 7 mm (0,5 e 0,7 cm) são eliminados sem tratamento; essa taxa cai para menos de 50% nas pedras com tamanho entre 7 e 9 mm (0,7 e 0,9 cm).
Alguns cálculos podem crescer muito e atingir dimensões maiores que 5 ou 6 cm ocupando todo o interior do rim, estando associado a infecção crônica. Estes cálculos são silenciosos, causando poucos sintomas, porém levando a perda da função renal a longo prazo.
Alguns dos sintomas comuns de que um paciente que apresenta com pedras de bexiga pode se queixar incluem:
Quando não tratado, os cálculos renais podem migrar para o ureter e causar diversas complicações, como dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário, infecção generalizada através do sangue e, em casos mais graves, até risco de óbito.
Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras. Segundo o Dr.
O procedimento clínico mais comum, a litotripsia, custa em média R$ 1.
Olá depende de algumas variáveis com tamanho do cálculo e localização, mas você vai ter que desembolsar no mínimo em torno de 5000 reais.
O tempo médio do procedimento pode variar de alguns minutos a 2 horas. Realizada sempre em ambiente hospitalar, a cirurgia pode ser efetuada com anestesia raquidiana associada à sedação anestésica ou anestesia geral. O paciente fica anestesiado durante todo o procedimento, não sente dor alguma.