É definida como uma inflamação e infecção da medula óssea com tendência de progressão. Esse processo acomete com freqüência o osso cortical e o periósteo. Na região maxilofacial, a maxila raramente é acometida por essa doença em comparação com a mandíbula.
Quando diagnosticada, a osteonecrose de mandíbula deve ser tratada por dentista com experiência ou cirurgião bucomaxilofacial. O tratamento consiste no desbridamento (remoção cirúrgica) de todo o tecido necrosado e infectado, além do uso de antibioticoterapia e interrupção do bisfosfonado, até a resolução do quadro.
Algumas pessoas têm osteomielite crônica e precisam de meses de tratamento antibiótico. Se uma infecção fúngica for identificada ou suspeita, são necessários medicamentos antifúngicos por vários meses. Se a infecção for detectada em uma fase precoce, em geral não é necessária cirurgia.
A Osteomielite em cães é uma patologia encontrada facilmente na rotina de um médico veterinário. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma inflamação em um ou mais ossos dos animais, que afeta mais precisamente a parte interna dos ossos (cavidade medular) e, se não tratada, pode levar o cão a óbito.
MÉTODO: TURBIDIMÉTRICO RESULTADO: VALORES DE REFERÊNCIA: DOSE ÚNICA DIÁRIA AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE (VALE) CONCENTRAÇÃO SÉRICA MÍNIMA : INFERIOR A 4 mg/L CONCENTRAÇÃO SÉRICA MÍNIMA TÓXICA: SUPERIOR OU IGUAL A 4 mg/L AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA TERAPÊUTICA (PICO) CONCENTRAÇÃO SÉRICA MÁXIMA : DE 40 A 60 mg/L MÚLTIPLAS DOSES ...
Toda osteomielite tem cura. Mas para isso, é necessário um trabalho em conjunto do médico Cirurgião e do médico Infectologista.
Tratamento de Osteomielite Se a doença for causada por infecção bacteriana, o tratamento da osteomielite é feito basicamente com antibióticos. Cirurgia também pode ser necessária para remover o tecido ósseo morto se o paciente tiver uma infecção persistente.
A fisioterapia é indicada principalmente após o período de imobilização, quando a fratura foi muito grave e houve imobilização por muito tempo. Assim, a fisioterapia pode ajudar a recuperar totalmente a força muscular e mobilidade das articulações, ajudando a pessoa a se recuperar da fratura mais rapidamente.
Não apoie o pé ou coloque peso sobre ele Essa orientação precisa ser seguida para que o osso não seja forçado durante a recuperação, por isso, nada de ficar andando de um lado para o outro.
Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.