Resposta. Resposta: uma divisão do continente africano devido uma falha tectônica (conhecida como Vale do Rift ou Vale da Grande Fenda). Quando a quebra estiver completa um novo oceano começará a se formar e, "em um período de dezenas de milhões de anos, o leito marinho avançará ao longo de toda a fenda".
África Oriental
A rachadura apareceu próxima a uma cidade chamada Rift Valley, ou Vale da Fenda, em português, que percorre 3 mil quilômetros, desde o Golfo de Áden, na Somália, e segue sentido sul até o Zimbábue, passando ainda por Etiópia e Tanzânia, além do próprio Quênia.
África
é um fenômeno geológico que ocorreu há milhões de anos atrás, quando as placas tectônicas da África e da Arábia no continente asiático, afastaram-se uma da outra formando uma grande falha geológica. A extensão do Rift Valley é de cerca de 6.
Os blocos diagramas apresentados retratam duas formas de relevo — Graben e Horst — resultantes da ação de forças endógenas da Terra — falhas tectônicas. No sudeste brasileiro, a região conhecida como Vale do Paraíba é um exemplo da ocorrência de tais formas.
Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.
Os vulcões podem surgir por meio do movimento entre as placas tectônicas, que, ao chocarem-se, provocam elevações na superfície. Os vulcões podem estar localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos. ... Por isso, em regiões em que há limites entre placas tectônicas, há maior ocorrência dessa estrutura geológica.
As imagens aéreas permitem ver a cor laranja incandescente da lava e as colunas de fumaça do vulcão.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.