Mentha spicata
Mentha spicata é uma planta herbácea e bem adaptada ao clima subtropical. As folhas são ovais, de cor verde-clara, bordas serrilhadas ou sinuosas e conhecida como hortelã-das-hortas. Mentha piperita é uma planta herbácea e as folhas têm forma alongada e cor verde-clara.
O gênero Mentha é originário da América do Norte, da Ásia e da Europa. ... Ela aparece em todas as listas de ervas da antiguidade: na Bíblia aparece como dízimo; os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados (OKA & ROPERTO, 2007).
A hortelã não é uma erva difícil de achar e nem de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa.
O nome científico da Hortelã-pimenta é Mentha piperita e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados e feiras livres, e pode ser comprada na forma natural ou sob a forma de sachês para fazer chás ou infusões, ou na forma de cápsulas ou de óleos essenciais.
Chá de hortelã-da-folha-grossa para soltar o catarro Este chá é muito bom para combater as doenças respiratórias como gripe ou resfriado. Ingredientes: 6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa; 150 ml de água fervente.
Preparação
Modo de preparo Passar a hortelã, o guaco e a cenoura na centrífuga para misturar; Em seguida, coar a mistura obtida e adoçar com o mel. Transferir o xarope para um pote esterilizado de vidro e tampar. Armazenar na geladeira.
Modo de preparo Primeiramente, coloque no liquidificador 1 maço de agrião fresco e depois coloque 1 colher de sopa de mel e suco de 1 limão. Em seguida, levar a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência pastosa. Além disso, tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.
*Xarope de hortelã: Ferva uma xícara de água, uma xícara de açúcar e um punhado de folhas de hortelã. Retire do fogo, cubra o pote, e deixe a hortelã embeber durante 30 minutos. Amasse as folhinhas para retirar o líquido, retire-as, e coloque o xarope para gelar. Prontinho!
A receita é muito fácil. Coloque em banho-maria dez folhas de hortelã bem lavadas, alternando com meio litro de mel. Quando as folhas murcharem, desligue o fogo, coe e coloque em um pote de vidro limpo. Tome uma colher de sopa três vezes ao dia.
Ferva em 2 xícaras de água, por 5 minutos, 3 galhos de hortelã, 3 galhos de poejo e 3 dentes de alho esmagados. Depois, ainda no fogo, adicione 1 xícara de açúcar e 3 colheres de mel. Deixe dar o ponto de xarope e retire. Depois de frio coloque em um vidro limpo com tampa.
O chá de poejo é conhecido por auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, bem como contra a constipação. Isso deve-se às ricas propriedades medicinais da erva, também chamada de “hortelãzinho”. As principais propriedades do poejo são antigases (carminativas) e relaxantes.
Para fazer o chá de poejo, basta colocar 10 gramas de folhas em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar até amornar, coar e beber a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia.
Modo de Preparo
1 colher de chá de folhas picadas de Eucalipto; 1 xícara de água fervente; 1 colher de sopa de mel. O mel alivia sintomas de doenças respiratórias pelas suas características antibióticas e anti-sépticas.
Como fazer: Leve o açúcar ao fogo até caramelizar, adicione o gengibre, a casca da laranja e os cravos. Acrescente a água quente, tampe e deixe ferver até que derreta totalmente o açúcar. Desligar e deixe esfriar. Esse xarope deve ser tomado morno e rende aproximadamente 1 e ½ litro.
O chá de laranja é um excelente remédio caseiro para gripe pois, além de ser muito saboroso, ele é rico em vitamina C. Descascar o limão e as laranjas e colocar suas cascas para ferver por, aproximadamente, 15 minutos.
A laranja-amarga serve para tratar obesidade, prisão de ventre, dispepsia, diurese, estresse, escorbuto, gripe, insônia, acúmulo ácido úrico, febre, gases, artrite, dor de cabeça, distúrbios metabólicos, doenças respiratórias e cólera.
Chá de alfavaca tem propriedades detox e anti-inflamatórias O chá de alfavaca, para quem não conhece, tem propriedades detox e anti-inflamatórias (graças à presença de flavonoides) e, portanto, é ótimo para eliminar as toxinas, combater focos de inflamação e fortalecer o sistema de defesa do corpo.
A casca de laranja é usada, na medicina popular, para tratar também problemas como artrite, gota, excesso de ácido úrico, intestino preso, hipertensão, febre, astenia (fraqueza), cálculos renais, úlceras e obesidade (sim, ajuda a emagrecer pois vai consumindo as gordurinhas extras espalhadas por aí).
Modo de preparo
10 usos e benefícios da casca de laranja para a saúde
A casca de laranja também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.
1.- Chá de casca de laranja Os nutrientes da laranja têm um efeito calmante sobre os nervos, e é uma das infusões naturais usadas no tratamento da insônia. Para preparar o chá, rale a casca de uma laranja e adicione duas colheres de chá em uma panela de água. Leve a panela para ferver. Depois desligue e coe.