EQST

O Que O Pgrcc?

O que é o Pgrcc?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil - PGRSCC é um documento técnico que indica qual a quantidade de resíduo gerada (por tipo de resíduo – conforme a Resolução CONAMA N° 307/2002) oriunda de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da ...

Como elaborar um plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

Onde e quando é necessário fazer um PGRCC?
  1. Dados do contratante.
  2. Dados da contratada.
  3. Dados do responsável técnico da obra.
  4. Dados do responsável técnico do PGRCC.
  5. Dados do empreendimento.
  6. Cronograma.
  7. Descrição das quantidades e tipos de resíduos.
  8. Triagem e acondicionamento.
Mais itens...•9 de set. de 2019

Para que serve o Pgrcc?

O PGRCC objetiva o levantamento de todo ciclo de vida dos resíduos, desde a sua geração até seu descarte final. Relembramos que os RCC são aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação escavação de terrenos para obras civis.

Qual a resolução do Conama que trata do reaproveitamento dos resíduos sólidos?

A Resolução CONAMA 307 de 05 de julho de 2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. ... Portanto, ele deve estabelecer procedimentos necessários para o manejo e destinação ambientalmente adequados dos resíduos.

Quem elabora o Pgrcc?

O PGRCC deverá ser elaborado por todos os empreendimentos considerados grandes geradores de resíduos da construção. Sua elaboração é oficialmente solicitada na Guia Amarela ou através da consulta expedida pelo Conselho Municipal de Urbanismo.

Quem precisa de Pgrcc?

O PGRCC deverá ser elaborado, obrigatoriamente, por empresas de construção civil e por grandes geradores desse tipo de resíduo. Dessa forma, torna-se possível estabelecer os procedimentos necessários para o manejo e destinação ambientalmente adequados dos resíduos.

O que deve conter em um Pgrcc?

O PGRCC deverá descrever as ações relativas ao manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte interno e externo, tratamento e disposição final de todos os resíduos gerados durante a execução da obra.

Quem deve elaborar o Pgrcc?

Quem precisa de PGRCC? De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), a elaboração e a implementação do PGRCC são obrigatórias às empresas de construção civil.

Quem pode fazer o Pgrcc?

Quem deve fazer o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil ? O PGRCC deverá ser elaborado por todos os empreendimentos considerados grandes geradores de resíduos da construção. Sua elaboração é oficialmente solicitada na Guia Amarela ou através da consulta expedida pelo Conselho Municipal de Urbanismo.

Qual o procedimento adequado para o descarte de materiais da construção civil de acordo com a Resolução Conama 307?

Os resíduos da construção civil deverão ser destinados das seguintes formas: I - Classe A: deverão ser reutilizados ou reciclados na forma de agregados, ou encaminhados a áreas de aterro de resíduos da construção civil, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilização ou reciclagem futura; II - Classe B: deverão ser ...

O que é a resolução 307?

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) através da Resolução307 de 05/07/02- DOU de 17/07/02, estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais, tendo pára esse fim definido as ...

Como emitir Pgrcc?

O PGRCC deve ser emitido junto ao órgão ambiental municipal responsável pela limpeza urbana. Na ausência deste, o interessado deve procurar o órgão ambiental estadual.

Quem deve fazer Pgrss?

O PGRSS deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.

Quem assina Pgrcc?

Quem deve assinar os Programas e emitir uma ART ou similar? O Responsável Técnico Habilitado pode, em tese, ser qualquer profissional com registro em Conselho de Classe (CREA, CRQ, CRBio, etc.). A VG aconselha que o profissional tenha qualificação e experiência na elaboração do PGRS.

Como é realizado o Pgrcc?

O PGRCC deverá ser submetido à aprovação da COPEL, que poderá solicitar correções e complementações do mesmo. Neste caso, a CONTRATADA terá 5 dias úteis para atender às solicitações da COPEL e entregar uma nova versão do documento.

Como funciona o PGRS?

O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.

Quem pode ser responsável pelo Pgrss?

O PGRSS deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.

Quais os profissionais que podem ser responsável técnico de PGRS?

O Responsável Técnico Habilitado pode ser qualquer profissional com registro em Conselho de Classe (CREA, CRQ, CRBio, etc.) e formação em algum curso técnico ou superior que possua interface com gestão ambiental.

Quais são as classificações e a importância da Resolução Conama 307 na construção civil?

A resolução 307, da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) regulamenta diretrizes, metas de redução, reciclagem e reutilização, além dos critérios essenciais para a gestão dos resíduos da construção civil. Ela também apresenta formas de classificar os resíduos gerados.

Como é classificado Os resíduos da construção civil conforme Resolução Conama n 307 de 2002?

produzidas nos canteiros de obras; II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros; III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua ...