O ofertório, na sua totalidade, é uma oração feita por palavras ou por ações sacrificais. ... O canto do ofertório tem a função de acompanhar e solenizar a procissão na qual os fiéis apresentam as oferendas, pois Deus ama quem dá com alegria.
3 - No ofertório, ao erguer a patena com o pão De pé, o padre eleva a patena com o pão e diz, em silêncio, a seguinte oração: "Bendito sejais, senhor, Deus do Universo, pelo pão que recebemos da Vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Pão da vida".
- Nossa missa / celebrao de hoje ser - Ento, agora sentados, recebendo o po e. Cristo! Resp.: Para sempre seja louvado! nosso canto de preparao das oferendas.
Pelo Santo Padre o Papa, para que seja um servo humilde assim como foi Nosso Senhor Jesus Cristo, rezemos ao Senhor: T: Ouvi-nos, Senhor. Pelos doentes das nossas comunidades, para que Nosso Salvador venha ao encontro deles e lhes dê saúde e paz, rezemos ao Senhor: T: Ouvi-nos, Senhor.
1. Monição. Comentário para introduzir a Liturgia da Palavra (MONIÇÃO AMBIENTAL); ou mesmo: comentário para cada uma das leituras da MISSA (MONIÇÃO À PRIMEIRA LEITURA, MONIÇÃO À SEGUNDA LEITURA e MONIÇÃO AO EVANGELHO).
A monição é o momento para apresentar à assembléia o contexto celebrativo na qual está sendo proposta celebrar aquela Eucaristia. Do ponto de vista comunicativo, a monição caracteriza-se pela brevidade. Em poucas palavras, o padre apresenta o contexto celebrativo e, logo em seguida, passa ao ato penitencial.
O substantivo missa vem do verbo latino mittere ("enviar, mandar, dispensar"), o mesmo que originou missão e míssil. Por isso, dizia-se ao final da 1ª parte, a fórmula "Ite, missa est", que significa, aproximadamente, "Podem ir, [a congregação] está dispensada". ...
Ocasião em que os fiéis elevam o coração em louvor, adoração e graças ao Senhor. O Glória deve ser cantado aos domingos (exceto durante o Advento e a Quaresma), nas solenidades e nas festas. O hino do Glória faz parte do ordinário da missa.
Liturgia da palavra é, na liturgia da Igreja Católica, o momento da celebração litúrgica na igreja em que se proclama, escuta e reflete as escrituras sagradas no cristianismo, através da leitura de um ou mais versículos da Bíblia.