O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) se refere ao montante retido de um determinado trabalhador que precisa efetuar o pagamento do imposto.
O Imposto de Renda Retido na Fonte, ou IRRF, ou ainda IRF, processa-se quando a Receita Federal cobra o imposto de forma mensal e diretamente do salário dos trabalhadores CLT que ganham quantias que ultrapassam o teto estipulado pelo órgão.
Como saber se há IR a ser restituído? O contribuinte que tiver o interesse em consultar se há algum imposto a ser restituído, antes de mais nada, deverá entregar a declaração de ajuste anual, para depois acessar o site da Receita Federal e realizar a consulta das restituições.
Basta acessar o portal da Receita Federal e conferir se você está entre os contemplados no respectivo lote. Basta digitar o CPF e a data de nascimento para conferir o status do pagamento.
Se você ainda não recebeu a restituição e não está neste lote, significa que caiu na malha fina. Isso pode acontecer, por exemplo, se você informou um dado errado ou omitiu informações, como não incluir rendimentos de dependentes.
Serão cinco lotes, com a liberação do primeiro em 31 de maio. O segundo lote sai no dia 30 de junho. O terceiro será liberado, no dia 30 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o quinto e último lote sairá no dia 30 de setembro.
1º lote: 29 de maio de 2020. 2º lote: 30 de junho de 2020. 3º lote: 31 de julho de 2020. 4º lote: 31 de agosto de 2020.
Com isso, quem não teve acesso ao dinheiro irá precisar contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento:
Para saber o porquê não recebeu a sua restituição, é necessário acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) através de um código de acesso que pode ser conseguido pelo próprio site da Receita Federal. Após isso, vá na aba “Declarações e Demonstrativos” e em seguida “Extrato do Processamento da DIRPF”.
Resposta: Quando há algum erro no número informado da conta-corrente do contribuinte, a restituição é devolvida para o Banco do Brasil. É preciso esperar pelo menos um dia útil para que a transação apareça e o contribuinte consiga pedir o reagendamento para o Banco do Brasil.
Em Fila de Restituição: a sua declaração já foi processada e, inclusive, você tem direito à restituição, mas ela ainda não está disponível para sacar. 3. Processada: sua declaração foi recebida e processada.
Assim, de acordo com os lotes a serem disponibilizados, o contribuinte terá um ano para retirar o dinheiro, que estará em forma de crédito na conta indicada, em conformidade com o calendário planejado pela Receita Federal. Importante ressaltar ainda que, uma vez disponibilizado o valor, ele para de ser corrigido.
Entretanto, também é possível ressaltar que o Leão pode demorar até 5 anos para processar uma declaração....Tabela das datas de processamento das DIRPF entregues até o prazo obrigatório.
Contribuintes poderão ter acesso a Declaração pré-preenchida. Nesta quarta-feira (24), a Secretaria da Receita Federal divulgou que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021, ano-base 2020, será de 1º de março a 30 de abril. As restituições começam a ser pagas em maio.
O status “Em processamento” significa que a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído. Logo após a conclusão do processamento, o status poderá ir para “Em Fila de Restituição” que indica que o contribuinte tem direito à restituição, mas que ainda não foi disponibilizada na rede bancária.
Isso porque esse status indica apenas que o arquivo contendo a sua declaração foi recebido e se encontra na base de dados da Receita Federal, mas o processo ainda não foi concluído - assim como o nome sugere. Ou seja, a RF ainda está checando as informações apresentadas em sua declaração.