Cloro - Cl2 O cloro é um gás amarelo-esverdeado com um odor pungente característico. Embora não seja classificado como gás explosivo, o cloro reage explosivamente ou forma um composto explosivo quando combinado com substâncias como acetileno, éter, terebintina, amônia, hidrogênio e gás combustível.
Uma das formas mais comuns de obtenção do gás cloro é por meio da eletrólise ígnea do cloreto de sódio, ou seja, funde-se o sal de cozinha, e é passada uma corrente elétrica por esse sal no estado líquido, formando-se não só o gás cloro, mas também o sódio metálico.
Os principais sintomas do gás cloro são irritação na pele e nos olhos, complicações no sistema respiratório, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento.
Um dos usos mais comuns do gás cloro é na fabricação do PVC (cloreto de polivinina) e também em alguns processos de tratamento de água. O uso do gás cloro como arma química não é recente. Em grande verdade foi utilizado na Primeira Guerra Mundial pelo exército alemão.
“Disponibilizamos suco de laranja, que neutraliza a ação do cloro no organismo, para oferecer aos treinados”, completou a técnica em enfermagem.
Alguns produtos químicos e até mesmo outros orgânicos naturais, quando misturados ao cloro, criam subprodutos nocivos à saúde. Estes, quando inalados podem, por exemplo, atingir o sistema nervoso, as vias respiratórias, glândulas ou até mesmo causar câncer.
Se um composto de cloro ou um desinfectante com cloro for ingerido e essa pessoa se sentir doente em consequência dessa acção, deve procurar assistência médica. O cloro é um químico usado externamente na indústria e que se encontra em alguns produtos domésticos, tais como soluções usadas para limpeza e desinfecção.
Lavar com água corrente em abundância por pelo menos quinze minutos e procurar socorro médico levando a embalagem ou rótulo do produto. - Ingestão: Não provocar vômito. Não dar nada por via oral se a pessoa estiver inconsciente.
O Hipoclorito de sódio é um forte agente oxidante e daí tem uma função bactericida. Nesta concentração baixa dificilmente causa a morte em uma pessoa saudável (a não ser em organismos debilitados), mas pode causar problemas (diarréia, irritação das mucosas, enjôo, mal-estar). A longo prazo pode ser cancerígeno.
Confira outros sintomas:
Primeiros socorros ao tomar detergente. Quando se toma detergente é possível ficar envenenado mesmo com pouca quantidade, dependendo do tipo de produto. Embora este acidente possa acontecer em adultos é mais frequente em crianças e, nesses casos, o acidente é mais grave.
Alguns sintomas provocados por intoxicação de gases emanados por produtos de limpeza são: enjôos, dores de cabeça, vômitos, erupções, alergias, tosse, irritação e inflamação nos olhos e vias respiratórias, asma (exposição prolongada), eczemas, diminuição das defesas do organismo, queimaduras na pele, intoxicação, ...
Efeitos clínicos graves relatados para exposições de pacotes de detergentes para roupa, mas não para os outros tipos de exposições de detergente, incluíram: Coma (17 casos) Parada respiratória (6 casos) Edema pulmonar (4 casos)
Para isso, aconselha-se dar água ou leite com a finalidade de limpar o aparelho digestivo até o estômago e dissolver a substância nociva. Deve-se evitar a indução ao vômito, especialmente porque não é conveniente que o agente irritante volte a ter contato com a mucosa já afetada.
Intoxicação por inalação: leve a vítima para um local arejado e encaminhe para o atendimento médico. Intoxicação alimentar: nesses casos é preciso deixar a pessoa vomitar e evacuar quantas vezes forem necessárias.
Caso se confirme a intoxicação, a primeira coisa a fazer é retirar o indivíduo afectado do ambiente contaminado, realizar respiração boca a boca, caso seja necessário, e chamar uma ambulância para transportar o paciente para um centro de saúde.
A intoxicação pode provocar reações e sintomas adversos, dependendo da quantidade do produto ingerido ou aspirado. Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.
Gato envenenado - remédio caseiro
Com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água abundante. Não provoque o vômito, pois se o agente for uma substância corrosiva, como a soda cáustica, ela ocasionará mais ferimentos no esôfago do animal. Leve-o imediatamente a um hospital veterinário. 3.
Posso dar leite para o animal envenenado? – NÃO! O leite é uma substância de pH praticamente neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Portanto, se o veneno ingerido for de caráter ácido, o leite irá agir como um neutralizante e retardar a absorção.
O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita.