Você sabe o que é um aforismo? ... “Máxima ou sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral; apotegma, ditado”. “Texto curto e sucinto, fundamento de um estilo fragmentário e assistemático na escrita filosófica. Relacionado a uma reflexão de natureza prática ou moral.”
Niilismo é uma doutrina filosófica que indica pessimismo e ceticismo extremos perante a realidade ou valores humanos. ... Niilismo vem da palavra em latim nihil, que significa "nada".
O niilismo reativo é a negação dos valores platônicos e cristãos. Matamos Deus! Mas privados destes valores supremos que decaíram, nos sentimos órfãos. A reação do niilismo é quase inevitável, Deus ainda caminha pelo mundo como um morto vivo.
Resposta. Resposta: O niilismo é alicerçado no ceticismo, isento de regras e contra aos ideais das escolas positivistas e materialistas. A principal linha de raciocínio da corrente é a visão radical e cética com relação às perspectivas da realidade, exterminando convicções, princípios e valores.
Colapso mental e morte (1889–1900) Em 3 de janeiro de 1889, Nietzsche sofreu um colapso mental.
Antes mesmo que sua biografia registrasse patologias que ele carregará consigo até o fim (dores de cabeça, nos olhos, no estômago etc.), Nietzsche encontrará as feições do mal nas formas históricas que a sua época registrou (cólera, escarlatina, tifo) deixando marcas indeléveis no seu imaginário.
55 anos (1844–1900)
Em Assim falou Zaratustra, Nietzsche se refere a um tipo de indivíduo que considera todos os instintos sagrados. Pretende, com isso, ressaltar a indelével aliança entre Corpo, Terra e Vida, que o pensamento metafísico desfaz ao distinguir dois tipos de mundo: o da experiência sensível, e outro inacessível aos sentidos.
Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.
O Apolíneo e o Dionisíaco é um conceito filosófico e literário ou dicotomia, com base em certas características da antiga mitologia grega. ... O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos.
Segundo Nietzsche a formação do homem foi marcada pela construção de valores, de uma cultura que ao longo de sua estruturação direcionou-se para um adestramento do animal homem, ou seja, para Nietzsche o sentido de toda cultura é amestrar o animal de rapina ”homem”, reduzi-lo a um animal manso e civilizado, doméstico ( ...
Para que a leitura do texto se torne frutuosa, necessário se faz ter em mente o binômio civiliza- ção/cultura: de modo geral, mais especificamente na maturidade filosófica de Nietzsche, civilização é tudo aquilo que declina, que domestica e inibe a vontade de potência; por outro lado, a cultura é vista como elevação, ...