A mordida cruzada anterior dental ocorre devido a uma alteração na inclinação de um ou mais dentes, ou seja, dente superior posicionado por palatina com vestíbulo versão do dente antagonista, estando a relação maxilomandibular correta.
Mordida cruzada: tratamento Quando um pouquinho maiores, utilizamos ajustes oclusais, e se não for suficiente, depois utilizamos Pistas Diretas Planas, que nada mais são do que a colocação de resina em dentes de leite que levam à mudança de postura da mandibula.
O tratamento é feito com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, dependendo da necessidade do paciente. A cirurgia ortognática é uma opção somente quando a ortopedia e a ortodontia não podem corrigir o problema devido à predominância da genética.
O tratamento da mordida aberta em adultos já passa normalmente pelo uso de aparelho ortodôntico fixo, podendo ser ou não um aparelho autoligado, e associado ou não com elásticos intermaxilares. O tempo de utilização do aparelho pode ser muito variável, consoante o tipo e severidade da mordida aberta.
a partir dos 11 anos
Apesar do período médio do uso de aparelho ser em torno de dois anos, é importante ressaltar que cada particularidade importa no tratamento e, consequentemente, no tempo que é preciso para corrigir a sua situação.
Em relação ao tempo total de um tratamento ou quanto tempo o aparelho ortodôntico começa a fazer efeito, a resposta é: ele pode variar. Contudo, a média gira em torno de 12 até 24 meses, mas uma série de fatores pode diminuir essa média.
Colocar aparelho com alguma cárie é algo completamente contraindicado e também contraprodutivo.
Colocar um aparelho ortodôntico pode exigir a necessidade uma extração de dente. ... A dentista completa que geralmente esses casos acontecem por conta do apinhamento, dentes que estão tortos na arcada, e com base no perfil facial que a pessoa possui.
Posso extrair o dente e colocar o aparelho no mesmo dia? Pode, mas não pode fazer movimentação dentária para a área da extração do dente, pois não há osso formado ainda. O profissional deverá aguardar de 30 a 40 dias para isto.
Existe sempre esta possibilidade mas, as vezes, dependendo da quantidade de osso e, do tempo de infecção da área, é prudente esperarmos 60 dias para fazermos o implante.
Os fios ortodônticos variam de formato (quadrado, redondo ou retangular), calibres (de 0,010 a 0,022) e materiais. No início, são usados os tipos mais redondos, leves, de calibre menor e flexíveis — o enrijecimento e a espessura vão aumentando com o passar do tempo: arcos redondos: variam de 010”/ .
Níquel-titânio ou nitinol (NiTi) No começo do tratamento ortodôntico é preciso apostar em um fio que tenha a capacidade de movimentar os dentes, mas que o faça sem o uso de muita força. Mais devagar e com calma, para evitar não apenas a dor, como problemas futuros, após a retirada do aparelho fixo.
O fio ortodôntico faz parte do tripé que compõe o aparelho, também formado pelos braquetes e elásticos, que são as borrachinhas coloridas. “Sem os fios, os dentes se movimentariam sem qualquer controle de 'torque', que é o movimento no sentido vestíbulo (dentro) - lingual (fora)”, destaca Robson.