Diz-se de um parasita que só tem um hospedeiro intermediário. esquisito ou esquesito?
Exemplos: a sanguessuga, o piolho, a pulga, etc. Endoparasitas são os que se localizam nas partes internas dos hospedeiros. Exemplos: as tênias (solitárias), a lombriga, o esquistossomo, etc. - Quanto ao número de células, os parasitas podem ser classificados em unicelulares ou pluricelulares.
Quanto ao número de hospedeiros São classificados em monoxenos ou monogenéticos e heteroxenos ou digenéticos. Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio).
Há parasitas em todos os grupos principais de seres vivos. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, plantas e animais podem viver como parasitas. O vírus zika tornou-se uma ameaça à saúde pública no início do século XXI. Todos os vírus e muitas bactérias são parasitas que vivem dentro das células do corpo do hospedeiro.
Parasitoses: o que são e como diagnosticar
O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica. Frequentemente ouvimos a respeito de doenças causadas por parasitas.
Os sinais e sintomas mais comuns que fazem suspeitar de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos; excesso de produção de gases; e diminuição do apetite; perda de peso; às vezes tosse, febre e falta de ar. Também podem causar anemia, coceira no ânus apetite .