Nódulo pulmonar é um termo amplo que designa alterações radiológicas detectadas em exames de imagem do pulmão. Ele é uma lesão sólida ou em vidro fosco, normalmente arredondada e com menos de 3 centímetros de diâmetro. É importante buscar orientação médica diante do aparecimento de um desses nódulos.
Um micro nódulo pulmonar é um nódulo muito pequeno (menos de 7 milímetros de diâmetro), localizado em um dos pulmões. Um nódulo é uma anomalia descoberta por meio de um exame de imagem como uma radiografia dos pulmões ou uma tomografia. Ele tem a aparência de uma pequena formação arredondada.
Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
Estágios tradicionais Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.
O câncer de pulmão é a neoplasia que mais mata ao redor do mundo, de acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) são 1,76 milhão de óbitos no mundo e 90% dos casos da doença são provocados pelo tabagismo, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).