Já para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), o sling é bem melhor por deixar a criança acomodada de forma correta. "No canguru, as pernas da criança ficam soltas, o que pode gerar lesões no eixo do quadril, uma vez que a cabeça do fêmur não fica bem encaixada", explica.
No canguru ergonômico as pernas dos bebês devem ficar em posição de rã, ou seja, pernas abertas ao lado da cintura da mãe, quadril flexionado, um ângulo de 90 graus na parte de baixo do joelho (ou algo bem perto disso). ... O canguru da esquerda é um canguru comum e o canguru da direita é ergonômico.
Passo 1 – Utilizando o zíper, conecte o apoio para costas ao assento do quadril. ATENÇÃO: NUNCA UTILIZAR O CANGURU SEM O ASSENTO INTERNO. assento e próxima a seu corpo. O Canguru para Bebê Fisher-Price pode ser utilizado com o bebê em diversas posições.
O melhor tipo de sling para um bebê entre 0 e 4 meses é o wrap sling
Tabela de Comparação dos Melhores Slings
malha de algodão
Não é preciso ter medo de tecidos mais rígidos, pois eles podem ser mais confortáveis dos que se esticam facilmente. Tratando-se do wrap sling, geralmente a preferência é por tecidos mais flexíveis, como malhas ou elásticos, que funcionam bem apesar de não serem os mais indicados para bebês menores.
O modelo wrap sling seria o mais indicado e mais fácil de usar para um bebê de 2 meses! Importante mesmo é que as pernas não sejam esticadas ou penduradas para baixo. O importante é flexão e abdução, com as joelhos dobrados e os joelhos no nivel do bumbum, ou mais alto, e as pernas afastadas.
O ortopedista pediátrico recomenda o uso do wrap sling (o tecido de pano) para menores de 4 meses. "Ele permite ajuste fino e boa sustentação, com peso central do bebê no peito do cuidador, apoiado nos ombros, joelhos flexionados, apoio para a cabeça com o rosto descoberto na altura do pescoço do cuidador".
A mãe deve se deitar de lado e o bebê deve mamar no seio que está mais próximo do colchão. Se o mamilo e a boca do bebê estiverem na mesma altura, não é necessário colocar nenhum apoio na cabeça do bebê.
Segundo a pediatra, o récem-nascido pode ficar apoiado no sling da mesma maneira como os pais o seguram no colo, de lado, ainda mais no momento da amamentação. “Mas a posição ideal para os pequenos é ficar de frente para o cuidador, com o contato entre a barriga do bebê e a barriga da mãe ou do pai.
O uso do Sling é saudável para o bebê, pois deixa-o mais juntinho da mãe, ouvindo os batimentos cardíacos da mãe, que lembra muito com o som que ele ouvia no útero. Isso traz segurança para o bebê. Porém usar para o bebê dormir não é saudável e nem seguro. Os bebês precisam dormir no berço, de barriga para cima.
Melhores posições para amamentar o bebê
Não, amamentar deitada não pode causar otite ao bebê. Isso porque, quando o bebê mama deitado, ele fica exatamente na mesma posição à qual ele estaria se estivesse mamando no colo da mãe! Ou seja, o bebê deitado no braço da mãe também mama deitado!
Após as mamadas, coloque o bebê de pé para arrotar. Segure o bebê nesta posição no colo por alguns segundos até ouvir um barulhinho saindo da boca do pequeno. Se você já tentou todas as posições possíveis e em cinco minutos o bebê ainda não arrotou, muito provavelmente, ele não está com vontade.
Mantenha a cabeça mais baixa que o resto do corpo. :: O bebê deve mamar sempre em posição inclinada, nunca deitado totalmente na horizontal. A dica vale para os que mamam no peito ou na mamadeira, e mesmo os recém-nascidos.
Posição correta Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso.
"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.
Roncar, parar de respirar ou engasgar durante a noite, podem ser um grande indicativo de apneia obstrutiva do sono. Mas mesmo que você não tenha, é muito provável que ao menos conheça alguém que tem. Isso acontece porque esse é um dos distúrbios do sono mais comuns.
Mas e se o bebê golfar? Segundo pediatras, estudos mostram que, numa situação como essa, o bebê reage naturalmente tossindo e, com isso, não respira o vômito e ainda chama a atenção dos pais. Colocar o bebê para dormir com muita roupa é um dos fatores de risco de morte súbita.
De acordo com a médica, quando a criança broncoaspira um alimento ou um objeto ela pode demonstrar tosse, cansaço e palidez, dependo do corpo estranho que ingeriu. “O grande perigo de a criança broncoaspirar um corpo estranho é entrar em insuficiência respiratória.