O que é a luxação do cotovelo? A luxação, em termos médicos, é definida como a “perda do contato articular”. Isto é, a separação de dois ossos que costumam estar em íntimo e contínuo contato por meio de uma área lisa e deslizante, chamada de cartilagem.
A luxação do cotovelo ocorre quando um dos ossos do antebraço (rádio) se introduz num ligamento do cotovelo. O ligamento mantém os ossos no seu lugar. Quando o braço da criança é subitamente puxado, torcido ou sacudido, causa uma distensão no ligamento e o rádio sofre uma deslocação do seu lugar.
Segurar o braço e o antebraço ao mesmo tempo e puxá-los ligeiramente em direções opostas, para criar espaço na articulação, Posicionar a mão da criança virada para cima e ao mesmo tempo dobrar o cotovelo.
O cotovelo estalando não é sinal de preocupação, mas é bom ficar atento se esses ruídos estiverem acompanhados de dor. A bursite é uma das doenças que causam dores aliadas ao estalo no cotovelo. Ela também pode se instalar nos joelhos, no quadril e nos ombros.
Alguns recursos que podem ser usados são equipamentos que combatem a inflamação, como tens, ultrassom, laser, ondas de choque e iontoforese. Uso de compressas com gelo e exercícios de fortalecimento e alongamento, assim com técnicas de massagem transversa também são úteis para acelerar a cura.
Drogas como aspirina, diclofenaco ou ibuprofeno podem reduzir a dor e o inchaço. Se você pratica de um esporte de raquete seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo pode incentivá-lo a verificar o equipamento para um mais adequado ao seu perfil, ou até mesmo a troca de esporte por um tempo.