O lirismo comedido se refere ao eu lírico de autores que não retratavam a realidade.
diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o [cunho vernáculo de um vocábulo Abaixo os puristas [...] Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare — Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
Manuel Bandeira, a partir do contraste lírico entre campo e cidade, revela a percepção do caráter efêmero da vida (mais especificamente nos dois últimos versos do poema), uma vez que tece observações sobre o cotidiano da vida rural, que, apesar de ser monótono, mantém a individualidade de cada membro seu.
É apenas porque o lirismo propõe-se como projeto conservar plena e íntegra recordação da experiência individual e social, que o poeta pode integrar a experiência de seres que vivem à margem e trazê-los, com a força compassiva de sua emoção e de seu canto, para junto de nós. ...
Significado de Lirismo Tendência da literatura em expressar elementos autobiográficos e subjetivos: o lirismo clássico de Ricardo Reis. ... Conjunto da poesia lírica: Manuel Bandeira criticou o lirismo brasileiro. Etimologia (origem da palavra lirismo). Lira + ismo.
No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.
Poesia religiosa são poesias que falam de Cristo ou de algo parecido assim como a música sacra, a poesia religiosa fala do que é bom para nossa alma mais uma vez peramte a igreja que tem o domínio sobre qualquer arte do movimento barroco.
> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica.
A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.
Valorização dos detalhes; Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras);
A antologia poética do autor baiano pode ser dividida em três vertentes: a poesia religiosa, a amorosa e a satírica....Assim, as principais características da poética amorosa do escritor são:
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. ... É mais conhecido por sua sátira ferina, azeda e mordaz, usando, às vezes, palavras de baixo calão, daí seu epíteto Boca do Inferno.
As figuras de linguagem mais utilizadas no barroco são: Paradoxo e Antítese, uma vez que nessa escola literária o rebuscamento e a extravagancia estavam muito presentes nas artes como um todo.
Poeta barroco, Gregório de Matos encantou pela genialidade de suas poesias. A religiosidade, o lirismo e a efemeridade são características de sua obra. Ficou conhecido como “Boca do Inferno” devido às suas críticas mordazes à alguns membros da corte portuguesa.
2. Boca do inferno. Lugar ruim, perigoso, problemas, dificuldade.
Gregório de Matos Guerra (Salvador, 23 de dezembro de 1636 — Recife, 26 de novembro de 1696), alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil Colônia.
Por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”? Pois ele fazia poemas criticando e satirizando pessoas influentes da Bahia.
Mais conhecido por suas obras satíricas, em que criticava os hábitos da sua época, o comportamento de alguns membros da Igreja e o modelo de vida colonial, também escreveu poemas belíssimos em que abordava questões subjetivas e religiosas, em que, com seu estilo peculiar, ajudou a difundir esta escola literária da ...
Resposta. Resposta: A de que quanto mais o poeta comete pecados, mais o Senhor deve perdoá-lo para que Ele não perca a sua ovelha (o poeta). Quanto maior for o pecado cometido, tão maior deve ser o poder de Deus para perdoá-lo.
Resposta. Resposta: Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.
de acordo com o poema "a jesus cristo nosso senhor "acerca da linguagem barroca voce diria que o texto é cultista ou conceptista?
Bento Teixeira
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
Descrição: Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”.
Barroco no Brasil No Brasil, o Barroco (1601-1768) foi inaugurado pelo livro Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (1561-1618). No entanto, os principais autores desse estilo no país são Gregório de Matos (1636-1696) e Pe. António Vieira (1608-1697).