Intoxicação é quando uma substância tóxica entra no organismo por meio da ingestão, inalação ou pela pele, provocando sintomas como dor no abdome, vômitos ou confusão mental e, quando grave, pode colocar a vida da pessoa em risco.
Toxinas ingeridas e absorvidas geralmente causam sintomas no corpo todo, muitas vezes porque privam as células do organismo de oxigênio ou porque ativam ou bloqueiam enzimas e receptores. Os sintomas podem incluir alterações de consciência, temperatura corporal, frequência cardíaca, respiração e muitas outras, dependendo dos órgãos afetados.
Glicose IV (50 mL de solução a 50% para adultos, 2 a 4 mL/kg de uma solução a 25% para crianças) deve ser administrada para os pacientes com alteração da consciência ou depressão do sistema nervoso central, a menos que a hipoglicemia tenha sido descartada por dosagem imediata da glicemia à beira do leito.
Em caso de um acidente por envenenamento, mantenha a calma. Não se precipite, mas não perca tempo. Contacte a Linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250.
Em qualquer um desses métodos introduzem-se pequenos tubos (cateteres) nos vasos sanguíneos, um tubo para drenar o sangue de uma artéria e outro para devolver o sangue a uma veia. Antes de ser devolvido ao organismo, o sangue passa por filtros especiais para eliminar a substância tóxica antes de regressar ao corpo.
A intoxicação alcoólica geralmente acontece quando bebidas alcoólicas são consumidas em grande quantidade, podendo provocar sintomas como fala lentificada, náusea, vômitos, falta de coordenação e, nos casos mais graves, coma. Veja mais sintomas da intoxicação alcoólica.
Fonte: Centro de Informação Antivenenos (CIAV)
Encontrar abuso de fármaco em um teste de triagem não necessariamente indica que o fármaco causou os sinais e sintomas do paciente (isto é, um paciente que tenha tomado recentemente um opioide pode, na verdade, estar obnubilado em razão da encefalite, em vez do fármaco).
No entanto, nos casos mais graves, medidas como injeção de soro, uso de oxigênio e medicamentos para controlar a pressão arterial e frequência cardíaca inicialmente podem ser indicadas.
A intoxicação por monóxido de carbono acontece quando este gás é inalado em grande quantidade, devido a incêndios ou motores funcionando em locais sem ventilação, por exemplo, podendo causar sintomas como dor de cabeça, náusea, arritmias e até coma. Entenda melhor o que é a intoxicação por monóxido de carbono.
Limitar a quantidade de analgésicos sem prescrição médica em um único recipiente reduz a gravidade dos envenenamentos, particularmente com paracetamol, aspirina ou ibuprofeno. As marcas de identificação impressas nos comprimidos e cápsulas por parte do fabricante do medicamento podem ajudar a prevenir confusão e erros por parte dos farmacêuticos, profissionais da área da saúde e outros.
Neste procedimento, uma sonda é inserida pela boca até ao estômago. Através desse tubo, é injetada água no estômago, que é drenada de imediato (lavagem gástrica). Este procedimento é repetido várias vezes. Se as pessoas ficarem sonolentas devido ao veneno, os médicos geralmente colocam em primeiro lugar um tubo respiratório de plástico na traqueia (intubação endotraqueal). A intubação endotraqueal evita a entrada do líquido da lavagem gástrica nos pulmões.
Atualmente, os kits para identificar drogas na urina podem ser adquiridos sem prescrição médica. A precisão destes kits pode variar significativamente. Logo, os resultados não devem ser tidos como prova do consumo ou não de uma determinada droga. O teste deve ser realizado consultando um profissional. Caso seja realizado sem a presença de um profissional, os resultados devem ser discutidos com um profissional que possua experiência em testes de drogas. O profissional pode ajudar as pessoas a interpretarem os resultados de testes e tirarem as devidas conclusões.
Normalmente, os sintomas variam de acordo com a substância que o organismo teve contato e a sua quantidade. Além disso, algumas substâncias, como o chumbo e outros metais pesados, podem se acumular aos poucos no organismo podendo levar meses ou anos até os sintomas serem notados.
Algumas vezes, também podem ser utilizados antídotos para reverter os efeitos de algumas substâncias específicas no organismo. No entanto, não existem antídotos para todas as substâncias que causam intoxicação.
Nauseada e prestes a desmaiar, deitá-la de lado para não se engasgar. Com dores no peito, afrouxar suas roupas. Quem está junto também pode realizar de urgência uma reanimação cardiopulmonar.
Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar.
Uma intoxicação corresponde a uma exposição indevida a uma substância ou produto, por ingestão, inalação, injeção ou contacto com a pele ou com os olhos, que pode provocar alterações no organismo e provocar envenenamento ou mesmo levar à morte.
A intoxicação pode ser reconhecida na primeira apresentação. Ela deve ser suspeitada se os pacientes tiverem sintomas inexplicáveis, especialmente alteração de consciência (que pode variar de agitação, sonolência a coma). Se ocorrer autoenvenenamento proposital em adultos, múltiplas substâncias precisam ser suspeitadas.
As 5 principais causas de intoxicação alimentar
INTOXICAÇÃO AGUDA GRAVE. Quadro clínico grave, caracterizado por miose, hipotensão, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão, pneumonite química, convulsões, alterações da consciência, choque, coma, podendo evoluir para a morte.
Em caso de inalação de um produto:
O médico do Ciatox ainda falou que os sintomas de quem sofre uma intoxicação por inalar cloro é ficar com os olhos vermelhos, irritação no nariz, na garganta, uma dor muito forte no pulmão, além de falta de ar.
Ingestão: Quando ingerido provoca problemas gastro-intestinais, dor-de-cabeça, náuseas, vômito, narcoses e até o coma. A aspiração do produto nos pulmões pode causar pneumonite até a morte pela dificuldade de respiração. Pele: O contato com a pele causa o ressecamento, podendo provocar irritações e dermatites.
Ingestão: Não provocar vômito. Se a vítima estiver consciente, lavar a sua boca com água limpa em abundância e fazê-la ingerir água. Procurar assistência médica imediatamente, levando o rótulo do produto, sempre que possível.
Extremamente inflamáveis, causam irritação à pele e mucosas, é cancerígeno, pode causar irritações respiratórias, sonolência, vertigem, comprometer órgãos como os rins e o trato respiratório. E mais! Pode ser mortal, caso seja ingerido ou inalado.
EFEITOS POTENCIAIS PARA SAÚDE • Por inalação: Pode causar severa irritação no trato respiratório, náuseas, vertigens e sonolência.
"Essa tendência, de consumir produtos à base de álcool 70% INPM, pode ter consequências perigosas, tais como: perda da consciência, vômitos, diminuição da respiração, parada cardíaca e até coma, dependendo da quantidade ingerida, estes sintomas aparecem entre uma e duas horas", enfatizou.
Nas residências, é muito utilizado para limpar peças de inox como coifas e exaustores de cozinha, além de vidros. Também limpa rejuntes, box de banheiros e pisos em geral. O removedor Perfumado é feito para limpeza doméstica em geral. Higieniza e deixa a casa com um cheirinho de limpeza.
É usado na lavagem de correntes e engrenagens, e na limpeza em geral. O Removedor Barra Faísca Legítimo é um solvente de alta qualidade produzido nas melhores refinarias de petróleo do país, e apresenta aplicações no uso doméstico. Na limpeza em geral de pisos, vidraças, superfícies polidas, pinturas esmaltadas etc.
1. Como limpar vidros com água, vinagre e álcool
O Querosene Apache é ideal para ajudar com a limpeza pesada, retirando toda a sujeira que acaba se acumulando no dia a dia. Ele pode ser utilizado em vários lugares da casa, principalmente na cozinha e banheiros, retirando gorduras e sujeiras concentradas em pisos, azulejos, vidros, portas e janelas.