O IHC é o estudo da interação entre pessoas e computadores. É uma matéria interdisciplinar que relaciona a ciência da computação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, linguística, e áreas afins.
A área de Interação Humano-Computador (IHC) se dedica a estudar os fenômenos de comunicação entre pessoas e sistemas computacionais que está na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais e comportamentais e envolve todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e sistemas .
INTERFACE LÓGICA (ou de software) – meio de contato predominantemente cognitivo que faz uso de aspectos léxicos (funcionais), sintáticos (estruturais) e semânticos (conteúdo). Exemplos de comunicação entre máquina e máquina, software e software, homem e máquina e GUIs.
Os objetivos da Interação Humano–Computador (IHC) são os de produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais. Esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores.
Os métodos de avaliação de IHC possuem as seguintes atividades básicas: Preparação; Coleta de dados; Interpretação; Consolidação; Relato dos resultados.
Perspectiva Perspectiva de Sistema: o usuário é considerado considerado como um sistema computacional computacional e a interação interação como uma transmissão transmissão de dados.
Uma interface mal projetada pode causar danos graves e dificuldades na realização dos trabalhos para uma organização; mesmo assim, poucas organizações consideram esse fato quando estão planejando as suas aplicações (Laurel, 1990; Tognazzini, 1995; Shneiderman, 1997).
251-252. Qual requisito do usuário define como um usuário encontra seu caminho em torno de um sistema de informação? A) Consistência.
O que é Interface: A interface entre o software e o usuário é a tela de comandos apresentada por este programa, ou seja, a interface gráfica do software. Normalmente, nesta tela, existem várias imagens, ícones, campos de texto e demais ferramentas que auxiliam o utilizador a desempenhar suas tarefas no software.
Uma interface, em ciência da computação, é a fronteira que define a forma de comunicação entre duas entidades. ... A interface existente entre um computador e um humano é conhecida como interface do usuário e as interfaces utilizadas para conectar componentes de hardware são chamadas de interfaces físicas.
A interface de áudio é uma placa de som, geralmente externa, que reduz a latência para um valor baixo o suficiente para nosso cérebro não conseguir percebê-la – ou seja, entre outras coisas, conseguimos gravar nossos instrumentos um sobre o outro sem ficarmos completamente perdidos ritmicamente.
O design de interface é o recurso que conduz a interação do ser humano com um produto físico ou virtual. A interface varia de um brinquedo, aparelho eletrodoméstico, até um aplicativo para smartphone ou uma página na web.
Uma das coisas que mais podem variar nos aparelhos com sistema operacional Android é sua interface, que é o que vemos na tela do aparelho. Nesta página vamos nos concentrar na Tela inicial e no Menu de aplicativos. Dependendo do fabricante, a ordem e as ferramentas da interface podem variar.
Metáforas de interface são baseadas em modelos conceituais que combinam conhecimento familiar e novos conceitos. Operações não possíveis no mundo físico sugerem novas metáforas. Um mecanismo familiar a um usuário o orienta a entender, aprender e utilizar um novo produto ou equipamento.
Perspectiva de design Métodos e ferramentas para auxiliar o aprendizado do designer sobre o problema e solução únicos; Semelhante ao processo de pesquisa científica.
Característica do que é simples e fácil de usar. 3. Capacidade de um objecto , programa de computador, página da Internet, etc. satisfazer as necessidades do utilizador de forma simples e eficiente.
Para realizar um teste de usabilidade remoto, recomendamos os seguintes passos:
A usabilidade é capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. Fácil aprendizagem, utilização eficiente e gestão de erros são pontos fundamentais para que o usuário perceba a boa usabilidade.
Dá para testar um protótipo ainda em fase bem inicial?