A conformação nativa de uma proteína ou de um ácido nucleico denomina a estrutura tridimensional na qual essa molécula está biologicamente ativa e apresenta propriedades biológicas naturais.
Estrutura primária das proteínas A cadeia principal da proteína formada pela ligação dos aminoácidos e que mostra a sequência em que eles aparecem é chamada de estrutura primária da proteína. No entanto, uma mesma proteína pode adquirir também estruturas secundárias, terciárias e até quaternárias.
Além do calor, a desnaturação pode vir a ocorrer por extremos de pH (alteram a carga líquida das proteínas globulares, causando repulsão eletrostática e ruptura de algumas pontes de hidrogênio), certos solventes orgânicos miscíveis como álcool e acetona, certos solutos como a uréia e cloreto de guanidina, ou por ...
Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem ...
As proteínas integrais são aquelas que atravessam a camada bilipídica, estão fortemente associadas ao transporte de moléculas, servindo como proteínas carreadoras. Já as proteínas periféricas, estão presentes no interior da bicamada lipídica, não apresentando uma função aparente.