- Primeiro Tratado de Utrecht - 1713. Firmado entre Portugal e a França para estabelecer os limites entre os dois paises na costa norte do Brasil. Estas disposições serviram, quase dois séculos após, para defender a posição brasileira na questão do Amapa. - Segundo Tratado de Utrecht - 1715.
O Tratado de Badajoz determinava que Portugal não receberia mais em seus portos embarcações vindas da Grã-Bretanha, a Espanha continuaria com o território de Olivença, mas daria à Portugal os territórios conquistados de Campo Maior, Barbacena, Juromenha, Arronches, Portalegre, Castelo de Vide e Ouguela.
Tratado de paz assinado em 1801, na sequência da Guerra das Laranjas. Impostos pela Espanha e pela França, os termos do documento eram severos para Portugal: renunciar aos direitos sobre Olivença, encerrar os portos aos navios ingleses, ceder territórios coloniais sul-americanos e pagar uma significativa indemnização.
O Tratado de Madri, tinha o objetivo de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América. Como na região dos Sete Povos das Missões havia portugueses, o argumento foi aceito pela Espanha. ...
A Expansão A busca de mão-de-obra indígena, a pecuária e a mineração são atividades que resultam na expansão da ocupação portuguesa para áreas além dos limites do Tratado de Tordesilhas.
No caso podemo afirmar que o tratado de Tordesilhas foi firmado entre a Espanha e Portugal como forma de delimitar o território da América do Sul que tinha sido recém descoberto, consistindo assim a primeira delimitação do território Brasileiro.
Resposta. Resposta:A expansão territorial brasileira está associada à diversidade de atividades que foram se desenvolvendo no Brasil Colônia à medida em que foi ocorrendo a expansão demográfica e também em decorrência da crise do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste.
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os dois países protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, suas posses no território da América do Sul.
Aumento do escravismo, marginalização dos plebeus (que passaram a ser vistos como "inúteis" pelos patrícios), surgimento de novas classes sociais (os Cavaleiros) e a criação do "Pão e Circo", que eram eventos de entretenimento cuja finalidade era distrair os plebeus e conter a insatisfação deles.
Resposta