Significado de Nativismo substantivo masculino [Filosofia] Teoria segundo a qual o espaço e o tempo são dados nas próprias sensações, não são adquiridos por experiência. ... Caráter de nativista; excesso de amor à pátria, que cultiva o ódio ao estrangeiro; xenofobia.
Alguns historiadores chamam esses movimentos de revoltas nativistas, uma vez que foram movimentos de contestação organizado pelos colonos contra a exploração do governo português.
Somente as revoltas de tipo separatista que pregavam uma independência em relação a Portugal. Entre as revoltas nativistas mais importantes estão: Revolta de Beckman, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. São revoltas separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
substantivo masculino Tendência dos habitantes de um território ou região a separar-se do Estado de que fazem parte para constituir Estado independente: separatismo das colônias portuguesas.
Resposta: A soberania de Quebec ou o movimento de independência do Quebec descreve a ideologia e o movimento social que reivindicam Quebec como um país soberano. ... Segundo a soberania, a província teria que abandonar a federação e se tornar um estado soberano completamente independente do Canadá.