Esta escala, criada por Lawton & Brody, em 1969, avalia sete atividades instrumentais: usar o telefone, locomoção com meios de transporte, fazer compras, realizar trabalhos domésticos, preparo de refeições, uso de medicação e administração das finanças. Esta avaliação é feita através de perguntas direcionadas ao idoso.
O processo de avaliação geriátrica pela escala de Katz é dado para avaliar o estado funcional e Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), como banho, vestir, transferência, controle dos esfíncteres e alimentação, fatores que determinam a autonomia do idoso.
A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social nos aspectos: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir metade superior do corpo, vestir metade inferior do corpo, uso de vaso sanitário, controle da urina, ...
A pontuação é feita ou por entrevista com o paciente e/ou cuidador, ou ainda pela observações direta do desempenho das atividades. A MIF apresenta boa confiabilidade, além de ser de fácil e rápida aplicação, porém tem sido discutida sua validação.
A mobilidade funcional pode ser avaliada por meio do teste Timed Up and Go (TUG). Ele deve ser realizado com o idoso totalmente sentado em uma cadeira, com os pés totalmente apoiados no solo. Ao sinal de “partida” deverá levantar da cadeira.
Os instrumentos de avaliação de equilíbrio/quedas também auxiliam na avaliação da funcionalidade sendo eles o Índice de Tinetti e a Escala de Berg. O Índice de Tinetti classifica aspectos da marcha como a velocidade, a distancia do passo, a simetria e o equilíbrio em pé, o girar e também mudanças com os olhos fechados.
A funcionalidade é definida como a capacidade de gerir a própria vida ou cuidar de si mesmo e é a base do conceito de saúde para o idoso, além de ser o ponto inicial em sua avaliação3.
AUTONOMIA – capacidade de gerenciar-se, tomar decisões e planejar seus objetivos. Tem relação direta com a aptidão mental da pessoa. ... Inter-relações entre autonomia e independência. O idoso, portanto, pode ser autônomo e independente, mas também pode ser apenas um ou outro.
No caso do idoso, é preciso incentivar hábitos saudáveis e estar atento às necessidades físicas, mentais, emocionais e sociais do indivíduo....Como possibilitar maior autonomia e independência ao idoso?
A perda da autonomia do idoso mostra-se quando a pessoa assistida já não consegue tomar decisões sozinhas e nem organizar suas coisas sem depender de alguém. ... A lei defende o idoso em caso de abandono da família, mas também resguarda os direitos de autonomia sobre sua própria vida.
Saiba o que são os 5 IS da Geriatria
Você sabe quais são os 7 "Is" da Geriatria? Incapacidade cognitiva, instabilidade postural, imobilidade, incapacidade comunicativa, incontinência urinária, incontinência esfincteriana e insuficiência familiar.
As principais ocorrências no idoso são (os gigantes da geriatria - 5I:instabilidade, incontinência, iatrogenia, imobilidade e insuficiência): imobilidade, insuficiência cognitiva, iatrogenia, instabilidade e quedas, incontinência, delírio, demência e depressão.
A escassez de recursos materiais e de equipamentos necessários para a execução das ações leva-nos a desconsiderar os protocolos ao realizarmos o atendimento implicando em riscos para o cliente, a instituição e para o profissional.
Resultados: Dentre os desafios citados estão o salário que é defasado, a falta de valorização profissional, a falta de materiais hospitalares, a estrutura física inadequada, o relacionamento interpessoal e educação permanente insatisfatória.
Vários são os desafios encontrados pelos enfermeiros para o desenvolvimento do exercício da liderança: Aceitação da equipe, dificuldade de relacionamento interpessoal, dificuldades de trabalhar em equipe, dificuldades em trabalhar com profissionais desatualizados, escassez de recursos, falta de experiência, insegurança ...
Nota-se que, são vários os desafios enfrentados por enfermeiros que atuam na classificação de risco: a falta de treinamento e capacitação é um dos principais condicionantes, visto que requer um preparo cientifico e prático para identificar características definidoras, fatores relacionados e fatores de risco que ...