As indulgências consistiam na remissão completa dos pecados cometidos por um indivíduo por meio de pagamento monetário, teoricamente calculado com base na posição social e cada pecado que deveria ser perdoado.
As cartas de indulgência eram perdões formais concedidos pelo papa a almas que estivessem passando por punições no purgatório, apressando a sua entrada no Céu (paraíso). ... A venda de indulgências no eleitorado da Saxônia foi causa direta da Reforma de Lutero, a partir de 1517.
Martinho Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica, foi questionar se a Igreja estava, em verdade, cumprindo a essência do Cristianismo.
As ideias luteranas também tomaram corpo entre os camponeses, fomentando várias revoltas camponesas no Sacro Império e impondo um estado de tensão que foi acompanhado de saques e pilhagens, bem como do massacre dos revoltosos.
Porta das teses Em 31 de outubro de 1517, Lutero pregou nas portas da Igreja do Castelo suas 95 teses contra o comércio de indulgências. Esse dia marca o início da Reforma Protestante, que mudou a Europa. Em 2 de outubro de 2016, a igreja é reinaugurada oficialmente, depois de passar por um amplo saneamento.
Martinho Lutero foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. ... Nas Teses, Lutero afirmou que o arrependimento requerido por Cristo para que os pecados sejam perdoados envolve o arrependimento espiritual interior e não meramente uma confissão sacramental externa.
O filme Lutero (2003) mostra o monge agostiniano e futuro reformador incomodado com a prostituição e a superstição que encontra em Roma, assim como incapaz de encontrar paz na prática religiosa da cidade eterna. Essa é uma noção bastante difundida.
Na verdade, Lutero era simpático a muitas das reivindicações dos camponeses porque as considerava justas, embora considerasse que havia exageros. Ele então visitou os acampamentos onde os camponeses se organizavam. O que viu o decepcionou profundamente.
O anabatismo foi um movimento religioso protestante radical do período da Reforma Protestante do século XVI na Europa, caracterizado pela discordância das reformas realizadas por Lutero e Zuínglio. Ele pode ser considerado protestante, mas não reformado. ... Os anabatistas foram acusados de heresia e subversão.
Significado de Anabatista adjetivo, substantivo masculino e feminino Membro de uma seita política e religiosa do séc. ... Os anabatistas, originários do protestantismo, rejeitavam o batismo das crianças como ineficaz, submetiam seus adeptos a um segundo batismo e preconizavam uma espécie de comunismo religioso.