Água, sucos naturais e água de coco fornecem a hidratação fundamental para fazer com que o corpo tenha matéria prima para aumentar o leite materno para as mamadas. “A ingestão de líquidos principalmente nos primeiros dias pós-parto é a melhor receita para que o leite materno apareça logo.
Veja alimentos que ajudam estimular a produção de leite materno
Muitas mães acham que determinados alimentos aumentam o leite materno. Porém, mesmo isso não sendo possível com o consumo de um ou outro alimento específico, uma dieta equilibrada em nutrientes fortalece o corpo para a amamentação....Vitamina C
No caso de alimentos à base de milho, caso da canjica, o raciocínio é de que eles fornecem mais carboidratos, principal fonte de energia do corpo. “Esse aumento de calorias disponíveis pode colaborar para a produção do leite”, explica Loretta Campos, pediatra consultora em Aleitamento Materno pelo IBCLC.
“A canjica também não é indicada, pois contém leite de vaca e pode fazer com que o bebê tenha mais cólicas. E ela completa explicando que a mãe precisa apenas de tranquilidade para produzir o leite. “ Cerca de 80% da produção de leite vai acontecer com o estímulo do bebê na mama”, justifica.
Apenas para a mulher alérgica são vedados os alimentos alergenicos como, por exemplo, leite de vaca, ovo, peixe, soja e amendoim são proibidos durante a lactação. Para todas as outras mães lactantes vale a regra: coma tudo que tem vontade.
Alimentos que causam cólicas no bebê
Os alimentos que devem ser evitados na amamentação são alimentos como frituras, embutidos, queijos amarelos, refrigerantes, bolos e biscoitos, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.
7 alimentos que devem ser evitados durante a amamentação
Isto porque o chocolate conta com dois ingredientes que podem afetar o leite e causar problemas no bebê: a cafeína e o leite. Ao contrário do que muitos acreditam, a mulher que amamenta pode comer chocolate, tomar café e outras fontes de cafeína, porém sem exageros.
Em princípio, a mulher que amamenta pode comer chocolate sem exageros e ficando sempre de olho em possíveis efeitos negativos no comportamento do bebê.
Chocolate também está liberado após o parto, mas sem exageros, até 400 gramas por dia. Algumas mulheres também podem ter alergia a chocolate e por isso terem restrição a esse alimento.
Os doces que dão para comprar geralmente são suspiros e doces caseiros de goiaba e banana. Claro que nem sempre apenas esses saciam. Daí parto para as que dão para fazer em casa mesmo. Dentre elas estão a crepioca recheada com banana e canela, bolo de banana integral, bolo de cenoura.
Por vezes não se trata somente de fome, mas de uma necessidade particular de comer alguma coisa. Em geral os desejos estão relacionados com os doces. Os especialistas explicam isso da mesma forma, um desequilíbrio nos níveis de açúcar implica em uma necessidade imediata.
"O açaí está em primeiro lugar das frutas mais energéticas e que ajudam realmente a mãe ter uma boa nutrição porque ele é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas, minerais, fibras e principalmente gorduras boas. Então não só o açaí deve ser introduzido na alimentação, como também castanhas.
Ansiedade, desconforto, dor e estresse. Que mãe que não passa por isso? Dor para amamentar, privação de sono, cobranças, falta de apoio… Todos esses fatores juntos acabam por inibir a produção de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, prejudicando a amamentação.
A mulher pode retirar seu leite para doação à partir do nascimento do seu bebê, logo após cada mamada. Para isso deve-se deixar o bebê mamar o quanto desejar, e somente quando este já se encontra satisfeito é que a mulher pode retirar seu leite que ainda restou em sua mama para doação.
Não há quantidade mínima para fazer a doação. Toda mulher precisa saber que 1 litro de leite humano, por exemplo, pode alimentar até 10 bebês internados. Por isso, não deve haver preocupação com a quantidade mínima para doação.
4- Armazene o leite coletado O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador, mas não encha o frasco até a borda do frasco.
Toda lactante saudável pode ser doadora e qualquer volume doado é importante. Prematuros começam a nutrição com apenas 1ml de leite, portanto, não é preciso ter uma enorme produção de leite para ser doadora.