A descompressão é uma técnica cirúrgica simples, com baixa morbidade operatória, evita danos à estruturas adjacentes importantes quando bem indicada, apesar de possuir desvantagens como irrigações frequentes e a presença “in situ” da lesão.
Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias. “Para evitar os efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve subir lentamente, fazendo paradas periódicas enquanto sobe.
Mais do que a falta de ar, a pressão das águas é o grande obstáculo à permanência do homem no fundo do mar, seja a 10 ou 300 metros, obrigando seu organismo a radicais adaptações ao novo meio.
Quanto mais o mergulhador se afasta da última camada da atmosfera, maior é a pressão exercida sobre ele. Como quando o mergulhador está a 10 m de profundidade ele está mais afastado do que a 5 m, a pressão será maior nessa profundidade. Resposta: Quando está a 10 m de profundidade.
Qualquer pessoa sem equipamentos só consegue atingir no máximo 18 metros de profundidade na água, caso contrário, em menos de dois minutos a pessoa desmaia.
Tudo para testar os limites registrados até agora! O recorde oficial de Mergulho Mais Profundo pertence a Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar. Foram 15 minutos para realizar a descida completa e cerca de 13 horas para retornar à superfície.
O ser humano chegou à Fossa das Marianas pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960, quando o batiscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10 916 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard.
Fossa das Marianas
Ainda assim, a equipe chinesa não superou o recorde de maior profundidade em mergulho tripulado, estabelecido pelo norte-americano Victor Vescovo, que em junho deste ano usou o submarino DSV Limiting Factor para chegar a 10.
O submarino pode suportar uma profundidade de até 500 metros (1.
Fossa das Marianas
Pacífico
A região do baixo Vale do Rio Doce abriga a lagoa natural mais profunda do Brasil.
A lagoa natural mais profunda do Brasil fica em Linhares, na região Norte do Espírito Santo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Entre as descobertas, também está o potencial dessas águas na criação de peixes.
Oceano Pacífico
O piso do oceano pode estar a 20 metros de profundidade, em pontos próximos do continente, ou a mais de 4 mil metros de fundura, em alto-mar.
11 037 metros