EQST

O Que Deiscncia E Fenestraço?

O que é deiscência e Fenestração?

As deiscências e as fenestrações são defeitos do osso alveolar que favorecem a progressão de algumas patologias que envolvam reabsorção óssea alveolar, como a doença periodontal e danos mucogengivais durante o tratamento ortodôntico ou procedimentos cirúrgicos estéticos, os quais podem ser seriamente afetados, com a ...

O que são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.

O que é deiscência óssea?

As deiscências ósseas podem ser conceituadas pelo aumento da distância entre a junção cemento-esmalte e a crista óssea alveolar vestibular ou lingual (Fig. 1). As fenestrações ósseas equivalem a uma interrupção na continuidade do osso alveolar vestibular e lingual, que expõe uma pequena região radicular (Fig.

O que são Deiscências?

A deiscência da sutura cirúrgica, é uma complicação grave na qual os bordos da ferida, que estão unidos por uma sutura, acabam abrindo e se afastando, aumentando o risco de infecção e dificultando a cicatrização.

Como se divide o osso alveolar?

Os processos alveolares sao as porções da maxila e mandíbula que suportam as raízes dentárias. O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo.

Qual especialidade odontológica lida com as estruturas que envolvem o osso alveolar e o cemento?

PERIODONTIA. Cada um dos nossos dentes está integrado ao osso e é unido por um conjunto de estruturas que asseguram o seu funcionamento saudável.

Quais células formam o osso alveolar propriamente dito ligamento periodontal e cemento?

As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.

Quais as células responsáveis pela formação do osso alveolar?

Assim sendo, logo que se tornam diferenciados, os fibroblastos dispõem-se obliquamente e passam a depositar a matriz do ligamento periodontal. Do lado oposto ao cemento, os fibroblastos formam as fibras que ficarão inseridas no osso alveolar.

Onde fica o osso alveolar?

O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.

O que significa perda óssea alveolar?

A perda óssea é o desgaste do osso alveolar, um problema que atinge muitos pacientes, na sua maioria, idosos.

O que é ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Qual é a função do ligamento periodontal?

As funções principais do ligamento periodontal são, para além da sustentação do dente no alvéolo e da função sensorial, pela sua abundante inervação, a transmissão de forças oclusais ao osso alveolar de suporte, formação de células e nutrição deste, bem como do cemento e da gengiva.

Quais os principais tipos celulares do ligamento periodontal?

As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.

Qual a função da periodontia?

Periodontologia é a área da Medicina Dentária que tem por objectivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que afectam o periodonto (peri = ao redor de; odonto = dente) que compreende a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento raticular e o osso alveolar.

Quando devo procurar um periodontista?

Quando tiver qualquer problema ou desconfiança relacionado às suas gengivas ou tecidos de suporte dos dentes: gengivite, sangramento gengival (espontâneo, ao escovar ou passar fio), retrações gengivais, hipersensibilidade radicular, formação excessiva de tártaro (cálculo dental), dentes amolecidos, alterações na ...

Como é feito o tratamento de periodontia?

Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Quanto tempo dura o tratamento da gengivite?

Você pode esperar melhorias depois de alguns dias de tratamento para gengivite, mas pode demorar um pouco para que os sintomas desapareçam completamente. Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar.

Qual curetas mais usada?

- CURETAS *MCCALL 13/14 (UNIVERSAL) -> Raspagem supra gengival de todas as faces dos dentes anteriores. ... *GRACEY 5/6 (ESPECÍFICA) -> Raspagem supra e sub e de todas as faces dos dentes anteriores. *GRACEY 7/8 (ESPECÍFIA) -> Raspagem supra e sub das faces livres (vestibular e palatina ou lingual), dos dentes posteriores.