Ofício/Ofício-Circular Ofício é um instrumento de comunicação escrita e formal com entes externos, que as autoridades endereçam umas às outras, ou a particulares, e que se caracteriza por obedecer a determinada fórmula epistolar. Cada ofício deve abordar um único assunto.
Um comunicado é um «aviso, informe, declaração, muitas vezes de fonte oficial, difundida pelos meios de comunicação» (idem). Uma circular designa uma «comunicação escrita de interesse comum, que é reproduzida em vários exemplares e transmitida a diferentes pessoas ou entidades» (idem).
Padrão Ofício
Em resumo, a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal, formal e padronizada. A Redação Oficial, geralmente, está presente nos editais cujas seleções são para cargos administrativos, de escriturário e de escrivão.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: ... Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD). A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Os vocativos são obrigatórios na redação de cartas, discursos e apresentações quando esses gêneros são solicitados na prova. Vocativo é a palavra, ou conjunto de palavras, que usamos para chamar alguém, convocá-la ao diálogo, à interlocução.
Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.