Pode-se se dizer, em linhas gerais, que a boa-fé subjetiva é aquela que analisa a intenção do agente, se contrapondo à má-fé, já a boa-fé objetiva a um comportamento, ao respeito à intenção do pactuado ou da promessa, ao agir com lealdade jurídica.
A boa-fé subjetiva diz respeito à ignorância do sujeito acerca da existência do direito do outro, ou, então, à convicção justificada de ter um comportamento conforme o direito. É a boa-fé de crença. Por seu turno, a boa-fé objetiva é regra de conduta das pessoas nas relações jurídicas, principalmente obrigacionais.
Uma questão bastante discutida entre diversos doutrinadores e operadores do direito diz respeito à boa-fé objetiva no Código Civil em vigor. ... Significa dizer que o uso de um direito, poder ou coisa, além do permitido ou extrapolando as limitações jurídicas, lesando alguém, traz como efeito o dever de indenizar.
Significado de Boa-fé Retidão de comportamento, especialmente falando do modo leal e justo de tratar outras pessoas, assuntos, negócios etc. [Jurídico] Princípio jurídico aplicado na avaliação da intenção na prática de determinando ato. expressão De boa-fé.
Concretização do Princípio da Boa-fé Processual. Os sujeitos processuais devem comportar-se de acordo com a boa-fé, que, nesse caso, deve ser entendida como uma norma de conduta (“boa-fé objetiva”)1. Esse é o princípio da boa-fé processual, que se extrai do art.
Princípio da lealdade processual As partes têm o dever de se conduzir com ética e lealdade, cabendo ao juiz reprimir qualquer ato atentatório à dignidade da justiça (artigos 14, II, 16, 17 e 18 do CPC).
Em sede de embargos de declaração, configura-se a litigação de má-fé quando a parte, deliberadamente, interpõe recurso com intuito manifestamente protelatório. A má-fé não se presume. Exige prova da sua existência e do efetivo prejuízo da outra parte.
Significado de Má-fé Falta de lealdade; comportamento de quem busca enganar ou iludir outra pessoa.
O que é Incrédulo: Incrédulo é a qualidade de quem não acredita em algo, por norma utilizado para se referir ao indivíduo que não tem fé religiosa. Uma pessoa incrédula também pode ser aquela que é cética, ou seja, não acredita com facilidade nas outras pessoas ou em novas informações.
Significado de Fé Maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas; religião. Excesso de confiança depositado em; crédito: uma pessoa merecedora de fé. [Religião] A primeira das três virtudes próprias da teologia: fé, esperança e caridade.
É bom entender que fé e crença não são a mesma coisa. Pode haver fé sem crença, todavia não pode haver crença sem fé. A fé se espalha – gera sensação de abismo e espanto –, a crença se estabelece nas implicações práticas, vinculadas às condutas de todos os dias. ...