A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares (“bicos de papagaio”) (figura 1).
Veja os 9 principais tratamentos para um paciente com desgaste no quadril:
A importância da atividade física na artrose É o caso da obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Atividades que possuem baixo impacto como natação, hidroginástica, ciclismo e caminhada beneficia o fortalecimento dos músculos, melhorando a estabilidade em torno da articulação.
Segundo pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, a caminhada progressiva, associada ao tratamento com condroprotetor via oral (sulfato de glicosamina), pode trazer melhora nos sintomas dos pacientes com artrose no quadril e joelho.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.
Comportamentos e fatores que podem causar dor nas costas: levantar e/ou carregar excesso de peso; impacto brusco, como acidente, pancada ou queda; traumas de repetição, causados por movimentos repetitivos, como excesso de exercícios e atividades no trabalho (lombalgias ocupacionais);
É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos".
Quando se tem dor nas costas no lado direito ou esquerdo normalmente é indicativo de lesão muscular, que pode acontecer após atividade física ou como consequência da atividade profissional, como é o caso dos jardineiros ou dentistas, por exemplo.