O primeiro, mostrar que a década de 1920, para o Brasil, representa um processo de transição econômica e social, a partir do chamado modelo primário exportador, rumo a novo padrão de acumulação – o do crescimento para dentro –, que seria desencadeado a partir da Crise de 1929 e da Revolução de 1930.
Os anos loucos é uma expressão relacionada à década de 1920, principalmente na América do Norte, mas também em Londres, Paris e Berlim, enfatizando-se o dinamismo cultural, artístico e social do período, aliado à difusão de novas tecnologias (automóveis, cinema sonoro, televisão, etc).
A década de 1920 em Paris foi de enorme significado para a Arte. ... Relata o momento em que Paris se tornou, depois do final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, a cidade para a qual se dirigiam artistas de vanguarda para propagarem suas ousadas inovações.
As elites na década de 1920 procuraram explorar ao máximo os locais de footing e de convívio social. As modificações urbanas na cidade de São Paulo ajudaram a construir uma imagem das elites para os espectadores deste palco urbano durante a Belle Époche brasileira.
1918 – 1920
A gripe espanhola foi uma pandemia que aconteceu entre 1918 e 1919, atingindo todos os continentes e deixando um saldo de, no mínimo, 50 milhões de mortos. Não se sabe o local de origem dela, mas sabe-se que ela se iniciou de uma mutação do vírus Influenza. Os primeiros casos foram registrados nos Estados Unidos.
Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões
Total de mortes