Idade Moderna foi uma das formas encontradas pelos historiadores para se dividir a história da humanidade. Seu recorte temporal inicia-se com a queda do Império Bizantino e a tomada da cidade de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano, em 1453. Seu recorte final está delimitado com a Revolução Francesa, em 1789.
A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Os fatores decisivos foram o fim do ''Feudalismo" em que a economia desmonetizada (sem uso de moedas), na base de troca de mercadorias e fortalecimento ou adoção ao "Capitalismo''(Mercantilismo), que era monetizado ou seja usava moedas.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
Ela vem depois da Idade Média. Os historiadores consideram como início da Idade Moderna a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos — que marca o final do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino. ... O fato que indica o fim da Idade Moderna é a Revolução Francesa.
No período há a ascensão, estagnação e esgotamento do feudalismo, o surgimento do Humanismo e do Renascimento, o fenômeno do fundamentalismo cristão, as invasões mouras, as Cruzadas e o surgimento das primeiras navegações oceânicas mais abrangentes.
Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
Oficialmente, ela vai de 476 d.C. a 1453 A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média.
A Idade Média é o período da história geral que se inicia no século V, logo após a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano.
Idade Média